O que comer quando está com o intestino irritado?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O que comer?

  • Frutas como mamão, melão e morango.
  • Legumes das cores branca e alaranjada (abóbora, abobrinha, pepino, chuchu, cenoura).
  • Peixes, qualquer um, desde que sejam preparados no forno ou a vapor, nunca fritos.
  • Ovos de galinha.
  • Carnes brancas, assim como a da galinha e do peru.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral.

Os sintomas tendem a ir e vir com o tempo, e podem durar dias, semanas ou meses. Normalmente, trata-se de uma condição para a vida que pode ter impacto na vida do doente. Apresentamos alguns sintomas frequentes de SII: Dor de estômago ou cólicas que, geralmente são piores depois de comer e melhoram depois de defecar.

Tratamento da síndrome do intestino irritável
Medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a frequência dos movimentos intestinais costumam apresentar bons resultados. Casos mais refratários podem ser tratados com antibióticos por tempo curto.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Além desses, bebidas gaseificadas e alcoólicas, carne de porco e alimentos com glúten como pão, macarrão e biscoitos devem ser retiradas do cardápio.

O arroz branco é conhecido por ser benéfico para quem tem SII com predominância diarreica e o arroz integral aconselhado nos casos de SII com predominância obstipante. Porém, a dieta Low FODMAP vem provar que o arroz é bem digerido e recomendado, tanto nos casos de SII com predominância de diarreia como de obstipação.

Tenho síndrome do cólon irritável é intolerância à lactose. POSSO comer ovo? Não há problema com relação ã ingesta de ovo com relação a nenhum dos problemas que você citou.

Cebolas, pimentas e alguns conservantes também estão entre os alimentos que causam gases e deixam seu intestino irritado.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Maçãs

Maçãs. As maçãs são um dos melhores remédios da natureza para curar intestinos inflamados! Ricas em fibras alimentares, essas frutas suculentas ajudam a eliminar as toxinas dos intestinos, aliviando assim a inflamação e o desconforto associados à síndrome do intestino irritável.

Além do desconforto provocados pelos diversos sintomas, ela não provoca qualquer tipo de alteração nos intestinos, por isso este problema não é perigoso para a saúde, nem aumenta o risco de se ter câncer.

São utilizados exames de sangue, fezes, exames de imagem especiais como Raio X, endoscopia e/ou colonoscopia para excluir outras doenças que possam ter sintomas semelhantes”, avalia a especialista.

Má qualidade de vida – os hábitos alimentares podem influenciar no agravamento da síndrome. Entre eles destacam-se: o consumo de alimentos fritos, gordurosos ou condimentados, a falta de nutrientes adequados no dia a dia e o hábito de tomar pouca água.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

O chá de camomila, apesar de ser famoso pelo seu efeito de relaxamento, também possui propriedades anti-inflamatórias, digestivas e anti-espasmódicas.

Se for necessário adicionar leite, prefira leite sem lactose, ou bebidas vegetais. O café pode ajudar pessoas com SII constipadas, e piorar sintomas de pacientes com SII diarreica.

O Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) é um dos probióticos mais estudados em SII. Essa cepa é capaz de regular positivamente os níveis de serotonina, em células epiteliais intestinais e em tecidos intestinais de camundongos, sugerindo um papel específico no tratamento da SII.

A carne vermelha pode ser difícil de digerir para algumas pessoas e pode contribuir para sintomas de intestino irritável, como diarréia, constipação e dor abdominal.

Podemos comer queijo com a Síndrome do Intestino Irritável? Se sofre da Síndrome do Intestino Irritável (SII) é possível que tenha intolerância à lactose, e deva evitar alguns lacticínios altos em FODMAP.