O que comer quando está com dor de estômago e vomitando?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Experimente iogurte, sucos de fruta natural, sorvete de frutas, água de coco, salada de frutas, bebidas isotônicos..; Page 2 • Evite doces, frituras e alimentos gordurosos. Eles podem piorar a sensação de enjoo; • Tente consumir comidas mais suaves, de fácil digestão nos dias que você tem tratamento.

Outra fruta que também é considerada uma opção eficaz contra a náusea é a melancia, pois também auxilia na hidratação e a repor nutrientes perdidos com eventuais vômitos.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

Bom, a média gira em torno entre três e sete dias, oferecendo boa resposta ao tratamento e diminuição gradativa do mal-estar em até 72 horas. A desidratação é o maior risco nesse caso, já que a diarreia e o vômito aceleram a perda de líquidos, enquanto a náusea dificulta a reposição desses fluidos.

Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago; Beber água para hidratar e aliviar a digestão; Ingerir pera ou maçã cozida.

Leite é bom para dor no estômago? Apesar da crença popular, tomar leite não é recomendado. A bebida até pode dar uma sensação de alívio imediato, mas estimula a produção de ácido pelo estômago poucas horas depois, fazendo a dor voltar.

Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos.

Chá para enjoo

  1. Chá de gengibre. O gengibre é um alimento utilizado para combater enjoos e aliviar irritações estomacais há milhares de anos, devido a seus compostos bioativos, que interagem com o sistema nervoso central e diminuem os sintomas da náusea. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Chá de limão com mel. ...
  4. Chá de erva-doce.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Laranja, limão, abacaxi e kiwi são alimentos que devem ficar distantes de quem sofre gastrite. É que a acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar ainda mais dor ao indivíduo. Portanto, evite ao máximo a ingestão destas frutas. O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo.

Suco de limão
Que limonada é gostosa, também. Agora, pode anotar mais uma informação: o limão dá um suco bom para enjoo na maioria dos casos.

Se recomeçar a vomitar novamente, interromper os alimentos por uma hora e recomeçar a sequência a partir dos golos de água; Quando passam 24 horas sem vomitar, pode ser iniciada a alimentação normal, evitando leite, álcool, cafeína e alimentos com gordura ou condimentados.

É importante priorizar alimentos de fácil digestão e macios, que não exigem muito esforço para comer, como sopas, caldos e purê de batata, batata doce ou cenoura. As refeições devem ser leves para evitar as náuseas e vômitos, com opção por alimentos cozidos e grelhados.