O que comer quando está com bactéria no estômago?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

A alimentação para combater a bactéria e promover o alívio dos sintomas deve ser indicada por um nutricionista, podendo ser recomendado:

  1. Probióticos. ...
  2. Ômega-3 e ômega-6. ...
  3. Frutas e vegetais frescos. ...
  4. Carnes brancas e peixes. ...
  5. Carboidratos de fácil digestão.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p. ex: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

O tratamento do H. pylori não contraindica o uso de leite com ou sem lactose. Além disso, não há nenhuma evidência de que o leite agrida o estômago. Você deve tomar sem a lactose apenas se tiver intolerância a lactose.

Pylori - é recomendada uma dieta de consistência branda( purês, arroz bem cozido, caldo de feijão, carnes macias e preferencialmente branca - de fácil digestão ) evitar o grupo de alimentos considerados irritantes gástricos( cafeína, pimenta, flatulentos( milho, ervilha, couve flor, pepino, pimentão, excesso de alho e ...

Um suco que sempre recomendo aos meus pacientes que têm gastrite e/ou H pilori é o suco de couve com gengibre. A couve atua muito bem como cicatrizante gástrico e o gengibre além de funcionar como digestivo também é bactericida atuando como coadjuvante no tratamento contra o H. pilori.

No tratamento da H. Pylori é importante realizar uma alimentação equilibrada, além da medicação prescrita. O ovo é uma fonte de proteínas e outros nutrientes e, quando cozido, não trará prejuízo.

O alecrim é outro potente antibiótico natural. Ele possui intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. O chá de alecrim ajuda a combater os germes que podem invadir o organismo e causar infecções.

Sim, H. pylori tem cura e o tratamento dura 14 dias. Pelo menos 4 semanas de intervalo após o fim do tratamento.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Olá , bom dia ! O controle de erradicação da bactéria H. Pylori após o tratamento pode ser feito , além da endoscopia com biópsia , através do teste respiratório ( teste que se sopra em um aparelho ) ou do antígeno fecal do H. Pylori ( exame de fezes ) .

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

A infecção ocorre principalmente pela água e alimentos contaminados, pela falta de higiene e pelo contato com vômito ou fezes de pessoas que têm a bactéria. Dentro do organismo, ela se instala no estômago e pode causar gastrite e úlceras. Muitas pessoas, no entanto, convivem com a H. pylori e não apresentam sintomas.

Quais são os sintomas de H. pylori?

  1. sensação de distensão abdominal (barriga inchada); ...
  2. dor e queimação no estômago; ...
  3. falta de apetite; ...
  4. náuseas e vômitos (volumosos ou com sangue são agravantes); ...
  5. excesso de gases no estômago; ...
  6. arrotos frequentes; ...
  7. fezes muito escuras ou com sangue.
  • Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  • Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de camomila.

O café pode irritar a mucosa intestinal e o leite também, por ter um potencial inflamatório. Por isso é importante avaliar individualmente. Algumas pessoas mesmo com baixo consumo (consumo crônico) podem ter problemas e piorar os sintomas e a gastrite.

O iogurte é capaz de afastar a gastrite ao manter o estômago saudável e os níveis de acidez sob controle”, justifica a epidemiologista Lizbeth Lopez Carrillo, uma das autoras. Esse efeito protetor se dá graças à presença de bactérias, só que do bem, na receita do alimento.