O que comer para se sentir melhor?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

8 alimentos que fazem você se sentir mais feliz e bem-disposto

  • Comer chocolate faz bem à saúde.
  • Comer ovos ajuda a manter a saúde e o bom-humor.
  • Frutas: o segredo pra uma vida feliz e saudável.
  • Coma peixe e seja feliz.
  • Feijão, lentilha, grão-de-bico e outros grãos que fazem bem à saúde.

Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos.

O que comer para ativar a endorfina: esse neurotransmissor é estimulado pelo consumo de alimentos picantes e ricos em capsaicina, como pimenta-malagueta, pimenta-dedo-de-moça, pimenta-caiena, jalapeño e chili.

A endocrinologista Andressa Heimbecher dá dicas de alimentos e atividades que podem ajudar na produção desses hormônios da felicidade no nosso dia a dia.
...

  • Carne bovina, de porco e de cordeiro.
  • Todos os tipos de feijão.
  • Soja.
  • Nozes.
  • Grãos integrais.
  • Banana.
  • Abacate.
  • Brócolis.

A deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitamina B12 pode estar envolvida no desencadeamento de alterações de humor, transtornos de ansiedade e problemas de concentração e sono, dificultando a eficiência dos tratamentos farmacológicos e devendo ser avaliada durante o acompanhamento do paciente.

Eles descobriram que a deficiência de vitamina D estava presente em pacientes com depressão e transtornos de pânico. Os resultados do estudo afirmam que as pessoas deficientes em vitamina D estão em maior risco de desenvolver depressão mais tarde na vida.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

De acordo com a nutricionista, alguns alimentos, quando associados a uma mudança para um estilo de vida mais saudável, podem apresentar efeito benéfico diante da depressão, como a cúrcuma, a beterraba, as frutas vermelhas, o iogurte natural integral, o abacate, a canela, o cacau e o kiwi.

Frutas. Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Como “Programar” sua mente para ser Feliz

  1. 1º Passo: A Felicidade vem de dentro para fora e não de fora para dentro: Meta Programa: Consideração Externa/Interna e Reflexão/Ação. ...
  2. 2º Passo: Opere por Abundância e não por escassez. ...
  3. 3º Passo: Aprenda colocar o ego fora do caminho e viva no fluxo:

10 novos hábitos para ter uma vida melhor em 2020

  1. Busque criatividade. Comece a se comprometer desde agora em criar um futuro melhor ao invés de ficar apenas esperando coisas boas acontecerem. ...
  2. Exercite-se. ...
  3. Economize seu tempo. ...
  4. Pesquise. ...
  5. Pratique meditação. ...
  6. Seja flexível. ...
  7. Tenha humildade. ...
  8. Seja positivo.

O quarteto da felicidade, como ficou conhecido, reúne os principais: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina (ou ocitocina). Eles trabalham em diferentes áreas do nosso corpo e são responsáveis por sensações diferentes. Mas, todos são importantes da mesma forma.

Para evitar isso, a nossa dica é investir em alimentos ricos em triptofano (aminoácido precursor da serotonina): cacau, banana, aveia, linhaça, arroz integral, castanhas, nozes, amendoins, peixes (como o salmão e o atum), ovos e leguminosas (em especial, o feijão azuki e a lentilha).

Camomila. Infusões como a popular camomila com seu sabor suave podem aumentar naturalmente os níveis de serotonina e melatonina em nosso corpo, nos deixando relaxado sem sentir sonolento.

Os níveis de serotonina no corpo podem diminuir por diversos fatores. Os principais são: Alimentação inadequada. Estresse.