O que comer para se acalmar?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Laranja, morango e kiwi, entre outras, são ricas em ácido fólico, potássio e vitamina C, nutrientes que atuam sobre o sistema nervoso, combatendo o stress e o cansaço. Segundo os especialistas, as frutas cítricas também ajudam a diminuir a irritabilidade.

Eficiente para suavizar os efeitos da ansiedades, stress e insônia possui uma substância chamada apigenina, que tem justamente propriedades ansiolíticas e sedativas. Para preparar o chá de camomila, basta juntar 2 colheres de chá de camomila para cada 250 ml de água quente.

Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Frango, ovos, espinafre, grão-de-bico, nozes, tâmaras e aveia contêm triptofano, aminoácido que promove o sono, e podem ser ingeridos no jantar. O leite também possui a substância.

Tratamento da agitação
Para o portador, é indicado procurar um local para se acalmar, tentar descansar mais tempo, e com indicação médica tomar remédios calmantes.

Confira neste post, opções de chás e remédios caseiros que ajudam a diminuir a ansiedade, seja ela momentânea ou um um quadro crônico.

  1. Chá de camomila. ...
  2. Chá de lavanda. ...
  3. Chocolate amargo. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Opções complementares.

Como diminuir o estresse

  1. Pratique exercícios físicos. O primeiro passo para desestressar é sair do sedentarismo. ...
  2. Medite. ...
  3. Alimente-se corretamente. ...
  4. Comemore as pequenas conquistas. ...
  5. Procure ajuda de profissional especializado.

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico. Todavia, é um termo genérico que pode acontecer a um indivíduo que esteja passando por momentos difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

Respire bem devagar, preste atenção no ar que entra e sai calmante. Comece sua jornada, visualize a si mesmo num lindo lugar no meio da natureza e continue respirando devagar. Perceba tudo ao seu redor, a beleza das cores e das flores, a beleza das árvores, das plantas e a energia do sol que te acalenta.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  • Camomila. ...
  • Capim limão. ...
  • Cidreira brasileira. ...
  • Lavanda. ...
  • Folhas de maracujá ...
  • ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Com receio de gerar dependência, há quem busque se acalmar sem precisar de tarja preta e tende a tomar chá de camomila, valeriana ou tília. Entretanto, há outra planta com fortes poderes relaxantes: a kava kava.

Os melhores chás calmantes são feitos com lavanda, camomila, alecrim, erva-cidreira, cidró, capim-santo, capim-cidrão, maracujá, erva-santa e salva-da-gripe.

Mindinho. O dedo mindinho está associado a estados de baixa autoestima, nervosismo e estresse.

Alimentos que pioram a ansiedade

  • Doces;
  • Bebidas açucaradas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Pães brancos;
  • Cafeína;
  • Chá mate, chá verde e chá preto;
  • Bebidas alcoólicas.

Semente de girassol: um ótimo antidepressivo natural pois possui substâncias como cálcio e magnésio, necessários para o controle do sistema nervoso e, consequentemente, do humor. Porém, a fonte de ouro do girassol é o triptofano, que nada mais é do que um aminoácido que colabora para a maior produção de serotonina.

Os agentes que estimulam o estresse são variados e podem estar ligados com relacionamentos familiares e amorosos, pressão no trabalho, escola ou faculdade, traumas, acúmulo de preocupações, dificuldades financeiras, carga excessiva de atividades, mudanças de estilo de vida, etc.

6 atividades anti-stress para melhorar o seu dia

  • O poder anti-stress de caminhar. ...
  • Aperfeiçoe a respiração. ...
  • Música: a melhor amiga. ...
  • Escrever: a grande tarefa para não adiar e para entender as emoções. ...
  • Ler para aumentar a concentração. ...
  • Converse, socialize, partilhe as suas inquietações.

Seja ao perceber picos de sintomas, como roer unhas, palpitações e queda de cabelo, ou mesmo já admitindo alterações no seu corpo como parte da rotina, o estresse pode afetar a sua qualidade de vida e chegar a níveis importantes que exijam ajuda médica.

Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de ...

Sinais e sintomas manifestados – as pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade generalizada costumam apresentar sintomas – como inquietação, perturbação do sono, falta de ar, etc – a ponto de causar sofrimento e prejuízo social, profissional e em outras da vida.