O que comer para regular os hormônios?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.

Procure ajuda médica. Se notar algum sintoma que pode indicar um distúrbio hormonal, procure um médico.

No entanto, condições médicas, como doenças, o estilo de vida e medicamentos podem aumentar as chances de um desequilíbrio hormonal. As principais doenças que podem causar esse desequilíbrio são: Hipoglicemia (descontrole na produção de insulina); Diabetes tipo 1 e 2.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  1. Dificuldade para dormir;
  2. Facilidade para acordar no meio da noite;
  3. Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  4. Diminuição da massa magra;
  5. Mais flacidez na pele;
  6. Ganho de gordura;
  7. Menos energia para as atividades cotidianas.

O exame de hormônio TSH ajuda a diagnosticar se a mulher sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, que são condições clínicas relacionadas ao déficit ou ao excesso dos hormônios T3 e T4. O exame de TSH deve ser feito regularmente pelas mulheres adultas, especialmente as gestantes.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia. Esse chá é composto por três ervas com efeitos sabidamente positivos sobre os sintomas da menopausa. A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais.

progesterona

A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e evitar que este seja expulso pelo corpo. Portanto, é um hormônio muito importante no processo de gravidez.

Então, continue a leitura e conheça alguns dos principais sintomas!

  1. Aumento ou perda de peso. ...
  2. Irregularidades no período menstrual. ...
  3. Aumento anormal da fome. ...
  4. Cansaço e irritabilidade. ...
  5. Perda de massa muscular. ...
  6. Modificações de sono. ...
  7. Diagnóstico de distúrbios hormonais.

Alguns sintomas são cansaço excessivo, aumento de peso e outros semelhantes à depressão. Enquanto isso, o hipertireoidismo — ou produção excessiva dos mesmos hormônios — pode gerar nervosismo, irritação, insônia, perda de peso, entre outros sintomas.

Para verificar se há algum problema hormonal, é necessário que seja feito um exame de sangue. Isso porque, é apenas com a medição dos níveis hormonais presentes na circulação sanguínea, é possível identificar eventuais alterações em suas dosagens.

Manchas escuras na pele podem estar associadas ao acúmulo de melanina devido ao abuso da exposição solar ou por questões hormonais. Normalmente aparecem nas mãos, no colo e nas costas.

Tratamentos para baixo estrogênio

  1. Consuma Alimentos Ricos em Fitoestrógenos. ...
  2. Use suplementos naturais. ...
  3. Mantenha um Peso Saudável. ...
  4. Reduza o Estresse. ...
  5. Evite produtos químicos que possam interferir com os hormônios. ...
  6. Consulte um profissional de saúde para obter orientações.

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

Tudo isso vem dos neurotransmissores que são ativados no corpo humano a partir de ações ou eventos. Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

A ocitocina é produzida no hipotálamo e transportada e secretada pela glândula pituitária na base do cérebro. Sua liberação também ajuda no parto e na amamentação. Em termos de sua relação com a saúde mental, a ocitocina pode ajudar a aliviar a ansiedade.

FSH – Hormônio Folículo Estimulante - R$27,00 - Labi Exames.