O que comer para regular a flora intestinal?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos
  • 10 opções de alimentos para comer no jantar.
  • Feijão. Existem diferentes tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. ...
  • Chicória. ...
  • Alcachofra. ...
  • Banana verde. ...
  • Cebola e alho. ...
  • Iogurtes, bebidas lácteas e leites fermentados. ...
  • Kefir.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

Flora intestinal: água de coco, mamão e frutas vermelhas
O suco deve ser preparado com frutas maduras e não deve ser adoçado. Farelo de aveia pode ser acrescentado.

Quanto tempo leva para recuperar o equilíbrio da flora intestinal? Depende de pessoa para pessoa, mas é importante procurar ajuda nos casos prolongados. Uma estratégia de cuidado direcionada pode ajudar a aliviar os sintomas em apenas alguns dias.

Dessa forma, quando há uma disbiose – desequilíbrio entre bactérias boas e ruins – a recuperação da microbiota também é lenta, podendo levar de um a dois anos para voltar ao seu equilíbrio, o que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas.

O consumo exagerado de bebida alcoólica, ansiedade, estresse, e algumas doenças intestinais já existentes, como síndrome do intestino irritável, diverticulite e inflamação intestinal favorecem a esse desequilíbrio, podendo resultar em disbiose.

Frutas – de preferência, com casca e/ou bagaço
Além dela, o mamão e a ameixa são grandes conhecidos por terem um bom desempenho na hora de “soltar” o intestino. Ainda, figo, kiwi, uva, manga, abacaxi também podem ajudar. Lembre-se de consumir a casca daquelas em que é possível fazer isso, – como a uva, por exemplo.

5 tipos de remédio natural para prisão de ventre

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Dietas para manter a inflamação intestinal reduzida
A fibra alimentar pode ser encontrada na forma de grãos integrais, como pão integral ou arroz integral, em frutas, verduras e legumes.

O chá de boldo é conhecido por ser ótimo aliado do estômago e do intestino, pois facilita a digestão, sendo assim, é benéfico para a saúde da flora intestinal. Da mesma maneira, ameniza possíveis dores de barriga e facilita a digestão de gorduras.

Erva doce (Pimpinella anisum): A erva doce é uma planta comumente conhecida devido as suas diversas funções sobre o sistema intestinal, pois ela auxilia na redução das dores e cólicas intestinais, melhora o funcionamento do intestinal e evita episódios de constipação.

Quais são as dicas para manter a microbiota saudável?

  1. Evite alimentos industrializados. ...
  2. Introduza alimentos da dieta mediterrânea na sua rotina. ...
  3. Reduza o açúcar. ...
  4. Ingira mais fibras e consuma probióticos naturais.

Frutas cítricas, cereja, uva, ameixa, pêra, maçã, mamão, pimenta verde, brócolis, repolho roxo, cebola, alho e tomate: são fontes de compostos fenólicos e polifenóis que ajudam a modular a microbiota intestinal e contribuem para o crescimento de bactérias benéficas a saúde.

A principal causa de um intestino desregulado é a alimentação. O consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, especialmente aqueles ricos em açúcar e gordura, podem atrapalhar o funcionamento do intestino.

Consuma alimentos ricos em probióticos, como kefir, kimchi, picles, repolho cru, cebola, alho, tomate, banana, aveia, linhaça, gergelim e amêndoas. O vinagre de maçã também é considerado probiótico e ajuda na limpeza intestinal.

Probióticos naturais

  • Iogurte natural;
  • Coalhada;
  • Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite);
  • Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);
  • Picles (conserva de vegetais em vinagre);
  • Missô (pasta de soja fermentada).

Os alimentos que contêm microrganismos benéficos para o corpo são chamados de alimentos probióticos. Alguns exemplos são os alimentos fermentados, como chucrute, kimchee, rejuvelac, kombucha, kefir, gengibre em conserva, beterraba fermentada, leites fermentados, entre outros.