O que comer para perder peso amamentando?

Perguntado por: ucapelo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Além de consumir alimentos ricos em fibras, a dieta pós-parto também deve ter vitaminas, ferro e minerais. “O segredo é evitar industrializados, ultraprocessados, açúcar, gorduras ruins e calorias vazias. Encha o prato de alimentos naturais e nutritivos, depois fracione as refeições adequadamente”, aconselha Berkowitz.

Nessa conta, podemos perceber que uma mãe consegue perder cerca de 2kg por mês, em casos de amamentação exclusiva! De forma prática, isso vai ocorrer por que as mães que amamentam exclusivamente com leite materno precisam produzir cerca de 600 a 800 mililitros de leite diariamente.

Se a mãe está amamentando e não está emagrecendo, ou até mesmo se está engordando, é porque está se alimentando de forma errada. “Muitas mulheres abusam do refrigerante e dos doces. Outras ficam muito tempo sem comer e depois descontam na próxima refeição.

Se você tiver amamentado durante a noite, é preciso repor seus níveis de energia. Tenha sempre frutas e legumes já cortados na geladeira, prontos para um lanche rápido, ou um pacote de castanhas ou nozes sem sal na bolsa de fraldas. É bem mais fácil do que descascar uma tangerina com uma mão só, enquanto amamenta!

Ferro: presente na carne vermelha, leguminosas (como ervilha e lentilha) e também nos vegetais verde-escuros, o ferro é fundamental para ajudar a repor a perda de sangue durante o parto; Ômega 3: encontrado em peixes (como sardinha e atum), além das oleaginosas, o ômega 3 serve para evitar a inflamação do corpo.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

Pratique exercícios físicos
Os abdominais são exercícios mais indicados e podem ser realizados em casa ou ao ar livre. Essa atividade física é muito eficaz no fortalecimento da musculatura e a energia necessária para a sua realização faz com que o corpo queime gordura. Exercício aeróbicos também serão de grande ajuda.

Primeiramente, é preciso entender que nos primeiros anos após o parto ocorre uma mudança radical no estilo de vida da mulher. Ela passa a dormir mal, está sempre cansada, pratica pouca atividade física e piora muito a qualidade nutricional. Portanto, o principal motivo do aumento de peso neste período é o mau hábito.

Com demanda aumentada de água no organismo é possível sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal.

Não fique muito tempo sem comer. Quanto mais o bebê suga, mais aumenta a produção do hormônio responsável pela produção de leite materno. Por isso, recomendamos a amamentação por livre demanda, sem hora para mamar.

não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração; – não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns medicamentos podem interferir na amamentação; – não é recomendado fazer dietas para emagrecimento.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.

ABSORVENTE COM BARBATIMÃO, CALÊNDULA E CAMOMILA
É super indicado para aliviar a dor, o inchaço e a ardência na região íntima após o parto. A dica é preparar um chá de uma ou mais dessas ervas e embeber um absorvente na preparação.

Fique atenta à essas 5 dicas para perder peso após o parto sem perder a saúde!

  1. Recuperar o peso é importante, mas a saúde do seu filho é mais. ...
  2. A amamentação ajuda no controle do peso. ...
  3. Retome sua alimentação rotineira. ...
  4. Conte com a ajuda de um profissional da área da saúde. ...
  5. As atividades físicas podem ajudar.

Após o parto, os músculos do abdômen estão fracos e isso pode resultar em dores nas costas. Assim, para evitar essas dores, é importante utilizar a cinta pós-parto. Ela melhora a postura sustentado a musculatura da barriga e das costas, evitando que a mulher sinta tantas dores.