O que comer para passar o efeito do álcool?

Perguntado por: sourique . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Coma algo. Comer algo antes de uma noite de bebedeira pode diminuir os efeitos da ressaca. O recomendado é ingerir alimento cheios de carboidratos, como massas e pizzas, pois a gordura diminui a capacidade de absorção do álcool no corpo.

As pessoas perguntam se glicose ou café forte, por exemplo, ajudam a eliminar o álcool mais depressa. Isso não acontece sob hipótese alguma. Drauzio – O fígado tem a capacidade de metabolizar um copo de vinho por hora. Um copo de vinho equivale a uma latinha de cerveja ou a uma dose de destilado…

Como vimos, a cura da ressaca deve levar em conta, basicamente, a recuperação de substâncias importantes para fazer o organismo voltar a funcionar normalmente. Entre elas, podemos citar água, sais minerais e descanso!

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica. Fonte: USP.

Dicas para beber e não passar mal

  1. Cuidado com o ritmo. Tomar todas logo no início da festa e passar mal no resto do tempo definitivamente não é legal. ...
  2. Beba com o estômago cheio. ...
  3. Invista em qualidade. ...
  4. Hidrate-se. ...
  5. De olho no teor alcoólico. ...
  6. Durma bem. ...
  7. E a dose no dia seguinte?

Beba água antes, durante e depois dos drinques.
Sabe-se que a água ajuda na absorção e na quebra do álcool, além de servir como algo para beber antes de uma nova dose. Tente beber um copo de água antes de cada drinque — depois, passe a tomar um copo de água entre eles.

O corpo leva mais ou menos uma hora para processar uma bebida alcoólica. Sendo assim, a única forma de você deixar de sentir os efeitos negativos é esperar o tempo proporcional ao volume de álcool que ingeriu.

Leite é fonte de cisteína, aminoácido que protege o fígado contra o álcool. O leite é uma das bebidas mais indicadas para curar ressaca, sabia? Ele é fonte de cálcio, acalma o estômago e ajuda a amenizar o mal-estar causado pela bebedeira.

Beba bastante água para o seu corpo filtrar as toxinas.
Para piorar, bebidas alcoólicas causam desidratação — o que piora os sintomas. Beba vários copos d'água para repor os fluidos e controlar o problema. Bebidas ricas em eletrólitos, como Gatorade, ajudam a reidratar o corpo mais rápido.

O risco da combinação de cafeína com álcool aumenta quando, ao combinar essas duas substâncias, seu cérebro cria uma falsa sensação de segurança e aptidão, deixando você achar que está mais desperto e menos bêbado, o que, de fato, não acontece. E aí é que mora o maior perigo.

Dor de cabeça, vertigem, enjoo e boca seca são os principais sintomas e, para se livrar deles de forma mais rápida e curar a ressaca, saber como a bebida age no corpo e entender como a ressaca funciona é o primeiro passo.

A presença do etanol nas células cerebrais promove uma desordem na ação de alguns importantes neurotransmissores, como serotonina, dopamina e o ácido gama aminobutírico (GABA).

Tome um banho.
Sempre tome um banho antes de dormir ou na manhã seguinte após o consumo de bebida alcoólica. Tome um banho normal, mas lavando o corpo com bastante atenção. Sabonetes, xampus e condicionadores de cheiro forte podem ajudar a eliminar o cheiro de álcool.

Para evitar os efeitos da ressaca moral, o cervejeiro americano Jim Koch bolou uma receita infalível: antes de cada bebida alcoólica, ele ingere uma colher de chá de fermento natural em pó. Koch alega que o fermento natural tem uma enzima chamada álcool desidrogenase capaz de quebrar as moléculas alcoólicas.

2 - Frutas e vegetais
De acordo com a nutricionista Fabiana Honda, incluir alimentos de fácil digestão no cardápio é importante para não "irritar" ainda mais o organismo. Por isso, frutas e vegetais são opções benéficas depois do consumo de bebidas alcoólicas.

Náuseas e vômito: o vômito é uma reação do nosso corpo para livrar o organismo do volume excessivo de álcool e das toxinas presentes na bebida. Ele pode ocorrer logo após a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, ou no dia seguinte, durante a ressaca.

Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo. Acontece quando o espírito se satisfaz por meio das emanações do encarnado, assim como um animal vampiro que se alimenta do sangue.