O que comer para o corpo produzir colágeno?

Perguntado por: cfarias6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos.

Com ação diurética e antioxidante, o chá de cavalinha é rico em silício, responsável por aumentar a síntese de colágeno.

6 sinais de que você está perdendo colágeno

  1. Linhas de expressão. O movimento excessivo da pele associado a outros fatores, como a falta de hidratação, deixa marcas na pele. ...
  2. Rugas. Outro sinal que você deve ter muita atenção é a ruga. ...
  3. Pele desidratada. ...
  4. Flacidez. ...
  5. Dores nas articulações. ...
  6. Unhas e cabelos fracos.

Couve, repolho, espinafre e berinjela, por exemplo, são excelentes na produção de colágeno. Eles também estimulam a produção de colágeno. Portanto, aumente o consumo de aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.

Portanto, de acordo com ela, para recompor o colágeno no organismo é preciso incluir alimentos ricos nesses nutrientes através de uma dieta equilibrada e variada. "Aposte em alimentos como carnes, peixes, óleo de peixe, gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas (castanhas, amendoins)", sugere.

A boa notícia é que sim, repor o colágeno funciona, mas tem algo importante: não serve qualquer tipo de colágeno. É necessário que a reposição seja feita com colágeno na forma específica de peptídeos bioativos de colágeno.

A aveia contem ainda, na sua composição, Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre. Ela também é rica em proteínas e ainda possui silício, um mineral importante na produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

O segredo do consumo do colágeno é buscar alimentos ricos em aminoácidos específicos para a proteína. Peixes, ovos, queijo cottage, frango e carnes vermelhas são ótimas opções de como consumir o colágeno naturalmente, já que são alimentos que transbordam proteínas e vitaminas do complexo B.

Frutas cítricas, tropicais e vermelhas são fontes de ingredientes importantes para a produção de colágeno. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas e tropicais, como limão, kiwi e laranja, ajudam diretamente na produção de colágeno.

A vitamina C está diretamente ligada na síntese de colágeno, fundamental para manter o tônus e a firmeza da pele. Para que haja uma síntese adequada de colágeno, é necessária a associação entre a vitamina C e a ingestão adequada de proteínas que fornecerão os aminoácidos que constituem o colágeno.

Além disso, a gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colágeno, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos, pela reconstituição e regeneração das articulações e que atua de forma a retardar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento, evitando assim as rugas, celulites e marcas de ...

A centella asiática também estimula a produção de colágeno, garantindo mais firmeza e elasticidade à pele. Por isso, essa plantinha é ótima para suavizar linhas de expressão, rugas e também ajuda a evitar o surgimento de celulites e estrias.