O que comer para o bebê mexer na barriga?

Perguntado por: vmorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Um lanche saudável, como uma fatia de queijo, torradas com manteiga, iogurte grego, frutas e nozes, vão provocar o efeito desejado. Em casa, dê alguns saltos, com cuidado e de forma não muito rápida (e se não estiver com uma gravidez de risco ou se o médico recomendou repouso).

Com o chocolate, o bebê ficará agitado o suficiente para abrir as perninhas e se mostrar para o médico.

A ideia de comer chocolate antes ou durante o ultrassom gestacional para estimular o movimento do feto, no entanto, é um "mito parcial", define Eduardo Cordioli, coordenador geral de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista. "Na verdade, qualquer alimento faz o bebê se mexer.

Massagear a barriga
A sensibilidade ao toque surge por volta da 20ª semana de gravidez. A partir desse período, o bebê passa a sentir e até a reagir, seja com uma leve aceleração dos batimentos cardíacos ou empolgadas piruetas, aos carinhos e massagens recebidos.

Atos como acariciar a barriga, cantar e ouvir músicas passam a sensação de tranquilidade e segurança ao bebê, ajudando-o a fortalecer o vínculo com a mãe e, consequentemente com o mundo que o cerca.

Geralmente, a movimentação fetal costuma ser mais intensa à noite, especialmente entre às 21h e 2h da madrugada. Outra informação importante a ser compartilhada é que o bebê, quando está acordado, se mexe, aproximadamente, 30 vezes por hora.

Não é nada estranho se durante este mês o notar pouco. Caso seja a segunda gravidez é normal notar os movimentos um pouco mais cedo, aos quatro meses e meio. À medida que a gravidez avança notá-lo-á mais, especialmente depois das refeições e quando estiver relaxada, ao deitar-se.

2Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás. 3Não só o refrigerante, mas todos os alimentos com grande teor de açúcar e cafeína devem ser consumidos moderadamente durante a gravidez.

O problema é que, se consumidos em excesso, essas delícias, que têm grande quantidade de açúcar e gordura, podem causar alterações das taxas de glicose no sangue, levando ao diabetes gestacional.

Entretanto toda gestante já ouviu alguém fazer a recomendação de comer um pouco de chocolate antes do exame de ultrassom. Mas não se iluda. De fato comer chocolate faz o bebê se movimentar mais, mas isto não significa que a imagem será melhor ou que será possível ver o sexo do bebê.

No dia anterior ao exame
Evitar bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos, como frituras e processados; Evitar consumir refrigerantes, leite e derivados, feijão, repolho e outros alimentos que aumentem a produção de gases; Evitar fumar; O jantar na véspera tem que ser leve e ingerido até no máximo até as 21h.

Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário. Quando isso acontece, o pouco que ele recebe é direcionado para órgãos mais nobres. Os menos importantes, como a estrutura muscular, se ressentem e por isso a criança se mexe menos.

As principais causas para o bebê parar de se mexer na barriga são: Falta de nutrientes e oxigênio. Insuficiência placentária. Estresse.

Em muitos casos, apenas a limpeza com soro fisiológico e inalação já resolvem. Mas há quadros em que a secreção se acumula e acaba obstruindo as vias aéreas e, consequentemente, dificultando a respiração das crianças. Para estes casos, a fisioterapia respiratória pode ser uma grande aliada.

Se você não sentir pelo menos 10 movimentos no intervalo de 2 horas, procure o seu obstetra. Em geral, quando está tudo bem, a gestante consegue contar 10 movimentos em apenas 30 minutos. Mas alguns bebês podem ser naturalmente mais “preguiçosos”.

O ideal é procurar o médico ginecologista caso haja alteração nesse padrão. Em geral, quando está tudo bem, a gestante consegue contar 10 movimentos em apenas 30 minutos. Mas alguns bebês podem ser naturalmente mais “preguiçosos”. Até 40% das mães referem redução da mobilidade fetal em algum momento da gravidez.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.