O que comer para não ter cabelo branco?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Portanto, investir em alimentos saudáveis como: salmão, atum, fígado, folhas verdes, leite e queijos, combinado com a exposição solar por alguns minutos, irá garantir a vitamina D no organismo. De acordo com especialistas, a carência de vitamina D e B12 pode ser a porta de entrada para os cabelos brancos.

Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

Os polifenóis presentes no chá verde inibem a enzima tirosinase que está relacionada à produção de melanina. Dessa forma, um dos benefícios à pele é contribuir no clareamento de manchas e reduzir os impactos negativos da radiação solar.

De acordo com especialistas, a carência de vitamina D e B12 pode ser a porta de entrada para os cabelos brancos. Além dos problemas fisiológicos e emocionais citados, a disfunção na tireóide e o vitiligo também podem estar associados ao surgimento precoce dos fios brancos.

Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.

Chá preto. O chá preto é um clássico de como escurecer o cabelo naturalmente, assim como o chá de camomila é usado para clarear os fios. 1º passo: Ferva 2 xícaras de chá de água com 3 colheres de sopa de chá preto por alguns minutos. 3º passo: Lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

"Quando a fonte de estresse é removida, o cabelo pode voltar e recuperar a cor anterior. Mas quando o cabelo ultrapassa esse limite há décadas, é altamente improvável que ele volte a ter outra cor", acrescenta.

"Você já se perguntou se existe tratamento para cabelo branco? A resposta é sim e não. O embranquecimento do cabelo faz parte do processo de envelhecimento capilar. Ele é inevitável, mas podemos postergá-lo.

MC - O que pode acelerar esse processo? ACJ - Estudos mais recentes sugerem que o estresse, a poluição e a alimentação desregrada também colaboram para a chegada dos fios brancos. Isso ocorre devido ao processo de oxidação celular, no qual há produção de radicais livres.

Trata-se de um pigmento biológico que produzimos dentro da raiz dos cabelos, no bulbo piloso. Lá se encontram melanócitos, que são células que sintetizam os pigmentos de melanina e os colocam dentro de outras células, os queratinócitos, que formam os cabelos. É assim que a cor dos cabelos surge.

O mais utilizado é a hidroquinona que inibe a atividade da tirosinase, enzima essencial para a síntese de melanina nos melanócitos.

As antocianinas demonstraram capacidade de inibir a síntese de melanina através da inibição da atividade enzimática da tirosinase, apresentando ação potencial no tratamento da hiperpigmentação cutânea.

Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida.

Casca da uva é fonte de melatonina
Vale destacar que essa fruta também é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes - em especial, o resveratrol, importante para o bem-estar cerebral.

Formas de retardar os fios brancos
Evitar o uso de cigarro, pois fumar acelera o processo de envelhecimento; Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B12, como salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos, ostra e fígado porque melhoram a irrigação do bulbo capilar. Veja mais alimentos ricos em vitamina B12.

25 ou 30 anos

Os cabelos brancos, também chamados de canice, são resultado de um processo natural do organismo, o qual geralmente acontece após os 25 ou 30 anos. É nessa faixa etária em que os melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar, começam a perder a capacidade de produzir melanina.

Genética, hábitos de vida e flutuações hormonais são alguns dos fatores que determinam a cor e densidade dos cabelos conforme se envelhece. Entender como os cabelos respondem a esses fatores pode ajudar a lidar com o processo e ainda prevenir sua queda.

Pintou e se arrependeu? Saiba como voltar a cor natural do cabelo

  1. Invista em um corte de cabelo. ...
  2. Estimule o crescimento da raiz. ...
  3. Trate os fios para que eles também cresçam saudavelmente. ...
  4. Experimente as luzes invertidas. ...
  5. Procure um profissional de confiança para uma decapagem.