O que comer para não passar mal depois de beber?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Conheça 10 alimentos para curar a ressaca

  1. Gengibre. O gengibre possui propriedades com ação antiemética, ou seja, combate os sintomas gastrointestinais indesejáveis como enjoos, náuseas e vômitos. ...
  2. Água de coco. ...
  3. Hortelã ...
  4. Melão. ...
  5. Banana. ...
  6. Macarrão. ...
  7. Acerola. ...
  8. Quiabo.

Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool.

O álcool é corrosivo para a mucosa do estômago, por isso esse órgão precisa de uma atenção extra. “Arroz e pão integrais ajudam a proteger o estômago. Então, é ideal que sejam consumidos com frequência.

Rica em vitamina C, a laranja é necessária para o melhor funcionamento do fígado, ajudando o órgão a quebrar as moléculas do álcool. As tangerinas também ajudam nessa questão. A hidratação é necessária, e o melão e a melancia são cheios de água. Com algumas fatias você já vai se sentir melhor.

Analisando o efeito de 57 bebidas alcoólicas diferentes no corpo humano, os pesquisadores descobriram que água gaseificada ou até Sprite são capazes de acelerar o metabolismo e o processo de digestão do álcool, diminuindo a sofrência da ressaca.

3 horas

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

“Doutor, tomar café ou comer doce depois de beber corta o efeito do álcool?” Não, ingerir esses alimentos não corta o efeito. O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Consumir morangos, amoras ou mirtilos antes das bebidas alcoólicas ajuda a manter o corpo hidratado e minimiza os efeitos do álcool. Esses alimentos fazem parte do grupo de frutas vermelhas, que são ricas em água.

Efeitos do álcool – Saiba como acabar com eles e ficar sóbrio...

  1. Beba bastante café ...
  2. Tome algum remédio. ...
  3. Beba muita água. ...
  4. Beba sucos naturais. ...
  5. Tome uma sopa de legumes. ...
  6. Descanso. ...
  7. Como algo antes da bebedeira. ...
  8. Tome uma colher de azeite de oliva.

Beber água para reidratar, tomar um analgésico para a dor de cabeça e fazer refeições ligeiras para o estômago recuperar pode ajudar. Para as náuseas e vómitos há que prevenir a desidratação e acalmar a irritação do estômago.

No suco de frutas ou no chá, com um pouco de mel, é uma ótima ideia. Chás: também vão muito bem por suas propriedades digestivas. Escolha os de erva-doce e espinheira-santa para aliviar a sensação de dor no estômago, ou boldo, carqueja e dente-de-leão para aliviar a dor de cabeça.

Chá de boldo e afins
São várias as ervas que atuam no fígado e ajudam a eliminação do álcool pela urina. “As folhas de hortelã e do boldo estimulam a eliminação das toxinas no tecido hepático.

Beba devagar, uma vez que o órgão é capaz de metabolizar apenas 10 gramas de álcool por hora. Isso equivale a meia taça de vinho ou uma lata de cerveja. O consumo de, por exemplo, 40 gramas em 2 horas ou menos, já pode levar ao aparecimento de gordura no fígado.

Com a banana, é possível repor o potássio que é perdido durante o ato. Bebida é fonte de energia. Além da banana, o leite e o açúcar, ingredientes que podem constar na vitamina, são importantes para o "despertar" do corpo durante a ressaca. Como fonte de energia, ajuda na função cerebral e na recuperação dos músculos.

Os alimentos que são excelentes fontes de proteínas e livres do excesso de gordura devem ser grelhados, assados ou cozidos. Os biscoitos de água e sal, fubá, macarrão, amido de milho, torradas e até o pão francês estão na lista de alimentos permitidos na dieta temporária. Sopas e caldos irão te ajudar!

Banana, que contém potássio, magnésio e vitamina B6, auxilia na redução dos sintomas da ressaca. “Com a ressaca existe uma perda muito grande de líquidos no corpo. Portanto, a primeira dica é beber bastante água, cerca de 2 a 3 litros por dia” afirma a nutricionista.

Batata-doce
A vitamina A é um nutriente anti-inflamatório – ou seja, pode ajudar a evitar inflamações causadas pelo consumo exagerado de álcool, evitando alguns sintomas da ressaca.

Leite é fonte de cisteína, aminoácido que protege o fígado contra o álcool. O leite é uma das bebidas mais indicadas para curar ressaca, sabia? Ele é fonte de cálcio, acalma o estômago e ajuda a amenizar o mal-estar causado pela bebedeira.