O que comer para ganhar massa muscular depois dos 50 anos?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os 5 melhores alimentos que ajudam ganhar massa muscular depois dos 50 anos

  • Carne de frango: alimento mais tradicional para ganhar massa muscular.
  • Carboidratos integrais: sem energia a musculatura não se desenvolve.
  • Leite e derivados: fonte rica de proteína e cálcio.

Todas as vitaminas oferecem benefícios para praticantes de atividades físicas. No entanto, as vitaminas do complexo B e a vitamina E se destacam por contribuírem de forma eficaz no ganho de massa muscular, objetivo de muitos atletas.

A mais efetiva para os 50+ é a musculação que melhora mais rapidamente a força e resistência muscular. Você também pode optar por exercícios combinados: musculação + natação, ou musculação + yoga.
...
Alguns exemplos:

  • Musculação.
  • Ginástica localizada.
  • Pilates.
  • Treinamento funcional.
  • Yoga – combina força + concentração.

A soja e a linhaça, por exemplo, ajudam a amenizar os sintomas. Dietas nutritivas com frutas e legumes é essencial. Assim como a ingestão de proteínas. Neste último caso, pesquisas demonstraram que é possível conseguir a manutenção da massa muscular com uma dieta rica em proteínas.

  • Frutas vermelhas. Elas possuem antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e na recuperação muscular após os treinos. ...
  • Kiwi. Ele contém antioxidantes que atuam rapidamente na promoção da perda de gordura. ...
  • Banana. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Iogurte com fruta e aveia
A mistura de iogurte com 1 fruta e 1 ou 2 colheres de sopa de aveia fornece uma boa quantidade de carboidrato e de proteínas para manter a energia antes do treino. O iogurte natural, por exemplo, tem 7 g de proteína em cada unidade, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.

Almoço para ganhar massa muscular

  • arroz integral;
  • feijão ou de lentilha;
  • carne magra (pode ser frango, carne bovina ou peixe);
  • folhosos à vontade (exemplos: alface, rúcula, repolho, chicória, etc.);
  • suco natural (prefira ingerir depois da refeição, somente, para não dar a impressão de mais fome).

Alimentação com proteínas
Sem dúvida, a ingestão de proteínas é um fator que ajuda muito no ganho de massa muscular na terceira idade. A proteína pode ser considerada como o principal combustível dos músculos. Além disso, é indispensável para a melhor recuperação após as atividades físicas.

Pedalar é outra boa opção para quem tem mais de 50 anos porque ajuda a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e quadril, e ajuda a diminuir as dores provocadas pela artrite. Além disso, a atividade também trabalha a musculatura das pernas e do abdômen.

Além da aparência física, as alterações hormonais como a menopausa, rugas e flacidez na pele, diminuição da produção de colágeno, perda muscular e de densidade óssea e dificuldade de concentração são apenas algumas das mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50.

Mas de forma geral a musculação auxilia no fortalecimento dos músculos, ossos e articulações, além é claro da diminuição da gordura e melhor funcionamento do sistema circulatório e demais órgãos, sem falar no bom humor e disposição.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

Mesmo sendo um carboidrato, muitas vezes considerado pelo senso comum como um inimigo das dietas saudáveis, ele tem propriedades que se encaixam perfeitamente nas necessidades de fisiculturistas, bodybuilders e outras pessoas que desejam o crescimento muscular.

Um exemplo de cardápio para quem quer ganhar massa muscular seria:

  1. Café da manhã: uma fruta, uma xícara de café e pão integral com um pedaço de queijo minas;
  2. Almoço: salada com grão de bico, um bife e arroz integral;
  3. Lanche da tarde: um pote de iogurte com granola;
  4. Jantar: salada de legumes e um filé de frango.

O crossfit pode ser uma boa opção para indivíduos com mais de 50 anos adquirirem massa muscular, mas deve ser feito com orientação alinhada para o caso individual. “As atividades de força e resistência geram um quadro de hipertrofia, o que auxilia no desenvolvimento de músculos”, comenta a especialista.