O que comer para evitar a calvice?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Alguns alimentos que podem ajudar na queda de cabelo são:

  1. Peixe. ...
  2. Ovo. ...
  3. Cenoura. ...
  4. Folhas verde-escuras. ...
  5. Frutas vermelhas e cítricas. ...
  6. Nozes e sementes. ...
  7. Arroz com feijão. ...
  8. Soja.

As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Ambos promovem o enfraquecimento dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva.

Um excelente remédio natural usado no tratamento da calvície e perda de cabelo é o leite de coco e cenoura. A cenoura ajuda a fortalecer o cabelo, porque tem vitaminas B6, B12 e antioxidantes, aliás, essas vitaminas brindam também uma aparência mais saudável.

Doenças e problemas de saúde. Anemia, dermatite seborreica (inflamação da pele e fungos no couro cabeludo que aumentam com a oleosidade), problemas intestinais, micose, tireoide , sífilis, doenças renais crônicas e condições como o estresse também causam a queda de cabelo e a calvície.

Ter pai calvo é é fator de risco
No entanto, segundo a especialista, ter pai calvo não é o único fator de risco e nem uma sentença de que o indivíduo apresentará a condição. “A existência de casos na família, embora aumente o risco, não significa, necessariamente, que a condição se manifestará”, informa a médica.

O principal remédio utilizado para calvície é o Finasterida, um comprimido que deve ser ingerido todos os dias e que impede a formação de um hormônio conhecido como DHT, que dificulta o crescimento de cabelo. Assim, é esperado que o cabelo volte a crescer 3 a 6 meses após o início do tratamento.

Sim, a alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, pode ser tratada e até revertida em alguns casos. Hoje se sabe que quanto mais precoce o tratamento, melhores são as chances de reversão.

Vamos dar uma olhada em alguns dos sinais mais comuns de calvície.

  1. Seu cabelo está caindo. Isso pode soar auto-explicativo, mas muitas pessoas ignoram a queda excessiva. ...
  2. Sua cabeça está coçando. ...
  3. Suas entradas estão aparecendo. ...
  4. Seu couro cabeludo está visível.

A calvície genética vem da mãe ou do pai? O gene AR está localizado ao cromossomo X. Esse é o cromossomo que os homens herdam da mãe, por isso a crença de que a calvície genética venha do lado materno.

Quando a calvície já é constatada, os transplantes e implantes capilares são soluções ideais para este problema. Há também a opção de medicamentos que inibem este hormônio, mas ao avaliar o grau da doença e a causa (genética ou não), o especialista determina junto com o paciente a melhor opção.

Os três hormônios que afetam principalmente o crescimento do cabelo são tiroxina, estrogênio e progesterona.

A calvície hereditária não tem cura, mas de acordo com Dra. Bruna, uma medida eficaz para tratá-la é o uso de medicações tópicas e/ou orais, que deverão ser prescritas por um dermatologista após uma análise minuciosa sobre o quadro.

"A calvície está diretamente ligada a fatores genéticos e outros fatores, como distúrbios hormonais e também emocionais. Hábitos de vida, de alimentação, uso de medicamentos e o consumo de cigarro, por exemplo, também influenciam e muito quando o assunto é a queda de cabelos", diz.

Os primeiros sintomas podem aparecer entre os 17 e 23 anos. A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona.

3. Coroa. Pessoas de 40 a 59 anos. Maria agora é uma coroa, completou 40 anos ontem.

Quanto custa a cirurgia de transplante capilar? O transplante pode custar de R$ 20 mil a R$ 60 mil. A cirurgia dura de 6 a 10 horas.

A predisposição genética é a causa mais comum da calvície masculina, também designada de alopecia androgenética.