O que comer para engravidar logo?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

7 alimentos para aumentar as chances de engravidar

  1. Frutas cítricas. ...
  2. Queijo envelhecido. ...
  3. Feijão e lentilha. ...
  4. Salmão e atum. ...
  5. Frutos vermelhos. ...
  6. Folhas verdes. ...
  7. Semente de girassol.

As frutas cítricas como laranja, limão, mexerica e abacaxi são ricas em vitamina C, cálcio e potássio, que contribuem na estabilização o ciclo menstrual, favorecendo a identificação do período fértil, que é o momento mais indicado para ter relações sexuais.

Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. Para identificar o período fértil, a mulher que tem o ciclo regular de 28 dias, por exemplo, deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, e este será o dia mais fértil.

Tentando engravidar: o que evitar

  1. Bebidas alcoólicas. A primeira coisa a se evitar quando você está tentando engravidar é a bebida alcoólica. ...
  2. Medicamentos. Alguns medicamentos interferem no processo hormonal da mulher, ou mesmo em outras áreas do corpo. ...
  3. Estresse. ...
  4. Tabaco e outras drogas. ...
  5. Químicos e produtos de limpeza.

Manter hábitos saudáveis, como beber bastante água e ter uma alimentação saudável, contribuem para reverter esse quadro e aumentar a fertilidade.

No entanto, alguns especialistas aconselham mulheres que desejam engravidar a permanecer deitadas de barriga para cima por 10 a 15 minutos após o ato sexual. Legenda da foto, Não há provas de aumento das chances de gravidez se a mulher permanecer deitada após o ato sexual.

O ideal é que o homem e a mulher sigam o programa alimentar. Na fase de limpeza do organismo, a dieta é bastante restritiva. Em geral, é feita por 15, 21 ou 30 dias, no máximo. No café da manhã, pode-se ingerir um copo de suco desintoxicante (feito com couve, maçã e gengibre) e uma tapioca com pasta de grão-de-bico.

O medicamento mais conhecido para induzir a ovulação é o citrato de clomifeno, que estimula a produção do FSH. Esse indutor é encontrado na forma de comprimidos e tem baixo custo, mas só deve ser tomado com prescrição médica, pois pode oferecer riscos à saúde da mulher.

Como saber se não estou ovulando? Na maior parte das vezes, a menstruação atrasará alguns dias e a mulher nem notará a anovulação. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

De acordo com uma pesquisa feita na University Hospital Zurich (Suíça), fazer sexo antes das 7h30 oferece maiores chances de a gestação acontecer. Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisam amostras de sêmen de 7.068 homens em tratamento de fertilidade, com idade entre 25 e 40 anos.

Erva-doce com um pouco de gengibre: tônico da energia Yang e do meridiano do baço, contribui para o endométrio e mantém o útero aquecido para receber o embrião. Quantidade: 2 xícaras ao dia, fracionadas (uma pela manhã e a outra à tarde). Quando consumir: entre o período pós-ovulatório e o início da menstruação.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Fazer exames pré-concepcionais
Pelo menos 3 meses antes de começar as tentativas para engravidar, deve-se fazer um exame de sangue completo, exame de urina, exame de fezes e exames sorológicos para citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B e AIDS.

Engravidar tentando até 1 ano é normal
Se você é jovem e tem um estilo de vida saudável, suas chances de engravidar são maiores. Mulheres com mais de 35 anos ou com hábitos prejudiciais à saúde (como fumar, obesidade, consumo excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas) terão fertilidade reduzida.

Nem sempre que há ovulação e relação, obrigatoriamente, acontece a fecundação. Mesmo que o dia fértil seja cercado pelos espermatozoides, eles podem não conseguir penetrar a película do óvulo ou nem mesmo conseguir ultrapassar os obstáculos que enfrentam dentro do corpo durante a jornada da fertilidade.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Ao contrário do que é dito sobre o assunto, não há comprovações de que o ácido fólico ajude a engravidar, o que significa que a ingestão do nutriente não torna a mulher mais fértil. A necessidade da vitamina se deve, principalmente, a sua importância para a formação do feto.