O que comer para diminuir a acne?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Alimentos que possuem vitaminas B6, pois ajudam a regular as taxas hormonais. Entre eles, banana, abacate, sementes, salmão e carnes vermelhas. Vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, ajudam a combater os radicais livres decorrentes do processo inflamatório.

Tratamentos médicos para os sintomas da acne
A primeira opção de tratamento para a acne grave será o uso de um gel de uso tópico, creme ou loção. Os tratamentos médicos incluem: Retinóides tópicos como a Tretinoína e a Adapaleno.

O pão integral é rico em selênio, um mineral protetor da pele em todas as suas componentes. Pão com cereais é também altamente recomendável. Quem sofrer de acne pode também comer maçãs com abundância. É um fruto rico em pectina, componente que é o principal inimigo do acne.

As principais frutas boas para a pele nas quais podemos encontrá-la são a laranja, morango, kiwi, melão, goiaba, uva, acerola, melancia e suco de limão¹. Ao investir em uma alimentação rica em frutas com vitamina C, você estará garantindo um maior efeito antioxidante dentro do seu corpo e combate aos radicais livres².

Alimentos fast-food, como hambúrgueres, cachorros-quentes, batatas fritas e refrigerantes podem aumentar o risco de acne. Um estudo com mais de 5.000 adolescentes chineses e adultos jovens constatou que dietas ricas em gordura estavam associadas a um risco 43% maior de desenvolver espinhas.

3 – Coma alimentos ricos em vitamina B6
Encontrada em carne, peixes, aves, grãos integrais, feijão, lentilha, abacate, nozes e castanhas, batata, banana e verduras folhosas. A vitamina B6 reduz a acne ao regular os hormônios implicados em seu desenvolvimento.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

Alimentos fortificados com iodados também acabam colaborando com a piora da acne. Outro hormônio denominado IGF-1 – substâncias naturalmente existentes – funcionam como desencadeadores e complicadores no tratamento da acne. Então, não é mito: leite e derivados pioram a acne.

Conforme a médica diz, não há uma relação entre acne e café. “Ressalto, novamente, que a questão maior é o açúcar consumido junto com o café, e não a bebida em si”, lembra. Segundo ela, o que pode ocorrer é o aumento da ansiedade pelo excesso de consumo, piorando a acne já existente.

Beber entre 2 a 3 litros de água por dia é fundamental para manter o organismo (e consequentemente, a pele) sempre bem hidratado. Essa quantidade varia dependendo da temperatura e umidade do ambiente e se você está praticando atividade física.

Alimentos que deixam a pele bonita e lisa - 5 Dicas imperdíveis

  • Vitamina de frutas com poder antioxidante. Substitua o leite por suco de laranja.
  • Fontes de vitamina C para sua pele.
  • Fontes do mineral Selênio.
  • Vitamina E - Saúde para sua pele.
  • Alimentos ricos em Ômega 3.
  • Vitamina A - Alimentos com cores vivas.

Frutas como amora, framboesa, mirtilo e morango são ricas em flavonoides, substâncias com propriedades antioxidantes que combatem a inflamação e protegem o sistema circulatório, garantindo um bom aporte de oxigênio e nutrientes para a formação da nova pele.

“As espinhas ficam inflamadas na nossa pele quando temos a colonização de fungos e bactérias e quando a secreção sebácea fica muito tempo sem ser jogada para fora fica acumulada porque tem obstrução do folículo piloso. Assim vai se formando uma colônia de bactérias que acabam inflamando a espinha.

A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.

Coma mais leguminosas para combater a acne na adolescência
As leguminosas - como lentilhas, feijão e grão - têm uma carga glicémica baixa e podem substituir as carnes processadas carregadas de gorduras, que são de evitar para controlar o acne. Além disso, contêm zinco, apontado como um aliado contra este problema.