O que comer para desintoxicar os rins?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

A prevenção de doenças renais pode estar mais perto do que você imagina — no seu prato, mais precisamente. De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins.

A maioria das pessoas já ouviu falar do suco de limão para eliminar gordura e limpar o fígado. Suco de limão e laranja contém citrato que ajuda a remover cálcio dos rins e, portanto, evita o desenvolvimento de cálculos renais. Esprema quatro ou cinco limões em um litro de água gelada e beba.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema: É válido ressaltar que o tratamento da insuficiência renal crônica tem por objetivo evitar a progressão da doença, mas não recupera a função renal. Quando ela é completamente perdida, a única maneira de ter um rim funcionando no corpo é por meio de transplante.

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Nessa situação não há cura e a pessoa com essa doença na forma terminal deve fazer um tratamento que substitua os rins e possibilite a manutenção da vida. Esse deve ser feito, na maioria dos casos, pelo resto da vida. As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

Histórico de doenças cardiovasculares – tais como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doença coronariana, entre outras; Uso de determinados medicamentos – alguns são potencialmente tóxicos para os rins, principalmente para pessoas que já possuem algum problema renal.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Nesse sentido, o café é uma bebida inofensiva e até recomendável de ser consumida moderadamente — para quem possui todas as funções renais em perfeito funcionamento. Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal.

No decorrer do dia beba pelo menos 2 xícaras de chá de mirtilo, ou de chá verde. Estes são remédios naturais benéficos. Para reduzir a infecção, coloque toalhas aquecidas na região onde estão os rins. Repita este procedimento todas as noites.

5- Suco de Limão
Isso ajuda na liberação de gordura e também na limpeza do fígado. O citrato, presente no limão e no suco de laranja, remove o cálcio dos rins e impede o crescimento de pedras nesse órgão. Deve-se beber limão espremido em um litro de água fria.

Evite alimentos e bebidas como álcool, leite de vaca, açúcar, farinha de trigo e amendoim. Não fique muito tempo sem se alimentar, pois isso acaba dificultando o trabalho do fígado. Beba bastante água, pois ajuda a eliminar as impurezas. Consuma alimentos livres de agrotóxicos.

Vermelha ou rósea -Esses são casos preocupantes, pois podem ser sinais de uma infecção urinária, pedra nos rins ou até câncer no trato urinário.

A poliúria é uma condição que faz os rins produzirem uma quantidade de urina maior que a habitual, fazendo com que o indivíduo precise ir ao banheiro várias vezes por dia, eliminando quantidades excessivas de xixi.

Em alguns casos, o inchaço atinge o rosto, os braços e outras partes do corpo. Esse inchaço é um sinal de alerta para problemas renais.

Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio. A adoção de uma dieta para pacientes com doença renal crônica é importante para a manutenção da saúde e auxílio do tratamento.