O que comer para desinflamar o rim?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

O tratamento vai depender do tipo de nefrite e, por isso, no diagnóstico de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico.

De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:

  • dor ao urinar;
  • micção frequente;
  • febre;
  • urina amarelada, vermelha ou marrom;
  • náuseas ou vômitos;
  • urina com sangue e.
  • urina com cheiro forte.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Os principais tratamentos são uma dieta adequada e medicamentos e, para aqueles que atingem o estágio final da doença renal, tratamento de diálise de longo prazo ou transplante de rim.

Aipo. É rico em água e possui propriedades diuréticas. Além disso, contribui para o aumento da produção de urina e na limpeza dos rins.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Os sucos de frutas cítricas como abacaxi e laranja, contêm ácido cítrico, um composto que se transforma em citrato, que é a substância que se liga ao excesso de cálcio no organismo, eliminando-o pela urina e evitando, assim, a formação de pedra nos rins.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

A inflamação nos rins, também chamada de nefrite, pode ocorrer por infecção associada a bactérias e vírus, doenças sistêmicas, doenças autoimunes ou exposição a toxinas.

Nos casos em que a infecção é provocada por bactérias, o tratamento consiste no uso de antibióticos, por um período que pode variar de 10 a 14 dias dependendo da orientação médica. Alguns analgésicos ou anti-inflamatórios também são indicados para aliviar a dor.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Quando consumidas em excesso, tais substâncias também são danosas, podendo levar, inclusive, à falência de órgãos como rins e fígado em casos extremos. Chá verde, chá de hibisco, chá de pholia negra.

É importante procurar atendimento médico imediatamente no caso de surgimento de dor nos rins, para que seja feito o diagnóstico, iniciado o tratamento mais adequado de acordo com sua causa, e evitar complicações, como infecções graves nos rins, abscesso renal ou insuficiência renal, por exemplo.

Após 40 dias, o trajeto artificial realizado através de punção e dilatação já está cicatrizado, mas a lesão do parênquima renal pode levar mais tempo para recuperar completamente se houver processo infeccioso associado.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

“O abacaxi tem efeito protetor porque tem uma substância chamada citrato, que ajuda a proteger os rins, assim como as demais frutas cítricas”, diz. No entanto tudo deve ser consumido sem excessos.