O que comer para baixar o potássio?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

couve flor; berinjela; quiabo; abobrinha; brócolis; mandioquinha; batata; abóbora e vagem. Estes alimentos devem ser cozido em bastante água, trocar a água uma ou duas vezes e desprezá-la antes de servir.

Evitar alimentos com alta concentração de potássio como:
Espinafre, abobrinha, água de coco, batata inglesa, feijão, lentilha, beterraba, chuchu, chocolate, chicória, soja, castanhas, tomate, banana, mamão, pêssego, cerveja, laranja.

Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

Caso o excesso de potássio seja alto, os sintomas variam entre: Arritmia cardíaca. Vômitos. Dormência.

A doença renal e a utilização de determinados medicamentos podem causar um nível de potássio sérico excessivamente alto (acima de 5,0 mmol/litro). Isto é designado por hipercaliemia, uma anomalia eletrolítica comum. O potássio está envolvido na transmissão nervosa, contração muscular e função renal.

Este excesso de potássio chamamos de Hipercalemia. A Hipercalemia, quando não tratada corretamente, pode causar fraqueza muscular e alterar o ritmo cardíaco.

Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L. Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

Importante fonte de potássio, a batata-doce é um alimento com grande valor nutritivo. O tubérculo é rico em betacaroteno, carboidratos, fibras, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e sódio.

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

Abacate

Abacate. Este fruto traz 500 mg de potássio a cada 100 gramas (o equivalente a um quarto de uma unidade grande).

Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido. Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Já ouviu dizer que é importante comer banana antes de praticar exercícios? Se sim, saiba que a explicação dessa frase está justamente na quantidade de potássio que a fruta carrega! A banana-da-terra, por exemplo, reúne cerca de 499 mg do mineral em 100 g do alimento e é o tipo de banana mais rico em potássio.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

Valores considerados normais de potássio no sangue variam de 3,5 a 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue e tanto a sua falta como o seu excesso, podem ocasionar arritmias cardíacas e morte súbita.

Os níveis de potássio são fortemente regulados pelos rins para ajudar a controlar a pressão arterial. Na doença renal crônica, uma condição que resulta do mau funcionamento dos rins, os pacientes podem sofrer de níveis não regulados de potássio no sangue.

Vale destacar que a interpretação dos resultados e a conduta clínica é realizada pelo médico, e para a maioria das pessoas, o nível de potássio no sangue considerado normal deve estar entre 3,5 e 5,0. A hiperpotassemia ocorre quando os níveis estão acima de 5,5 mEq/L.

Potássio. Outro ponto que é importante ficar atento é ao consumo de potássio. Quando o rim está com dificuldade de filtração, o que acontece na doença renal crônica, o corpo acaba acumulando potássio que, em excesso, pode desencadear algum problema cardíaco.

Arroz integral
Uma xícara de arroz integral cozido contém 154 mg de potássio e 150 mg de fósforo. A mesma medida de arroz branco cozido contém apenas 54 mg de potássio e 69 mg de fósforo.