O que comer para baixar a ureia?

Perguntado por: ipinho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.

A ureia alta é causada por danos extremos e geralmente irreversíveis aos rins. Isso geralmente é de doença renal crônica. Os rins não são mais capazes de filtrar os resíduos do seu corpo e enviá-los pela urina. Em vez disso, esses resíduos entram na corrente sanguínea, causando uma condição potencialmente fatal.

Veja algumas opções:

  • Chá de cardo de leite. Foto: iStock. O cardo de leite é uma planta com muitos benefícios para a saúde e o chá feito com ela melhora as funções de órgãos excretores do corpo. ...
  • Chá de dente-de-leão. Foto: iStock. ...
  • Chá de alcachofra. Foto: iStock. ...
  • Chá de urtiga. Foto: iStock. ...
  • Chá de cavalinha. Foto: iStock.

Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Valores de referência de ureia no sangue
Os valores normais da ureia no sangue são: Nível de ureia no sangue considerado normal: de 10 a 40 mg/dL; Nível de ureia no sangue considerado crítico: maior que 200 mg/dL.

Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.

Os principais sintomas da ureia alta no sangue são a perda de apetite, alterações no paladar, distúrbios neurológicos, perda de sangue em excesso, náuseas e também diferenças na tonalidade da pele, geralmente ganhando um tom acinzentado. Estes são sintomas passíveis de serem identificados antes mesmo de fazer o exame.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Valores de referência do Exame Ureia – Hemodiálise
Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

Se você tem tendência a apresentar níveis elevados de ácido úrico, confira estes cinco remédios caseiros que podem ajudar a eliminar essa substância do seu organismo:

  1. Vinagre de maçã Foto: iStock. ...
  2. Chá de urtiga. Foto: iStock. ...
  3. Chá de cavalinha. Foto: iStock. ...
  4. Chá de salgueiro. Foto: iStock. ...
  5. Chá de cebola. Foto: iStock.

Frutas. O consumo de frutas com baixo teor de potássio também é uma excelente alternativa. Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido.

Os valores de referência para uma ureia normal no sangue, varia de 16 a 40 mg/dL, para a maioria dos laboratórios. Portanto, chamamos de ureia alta, o valor de ureia no sangue acima de 40 mg/dL.

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba.

Resposta: O recomendado é evitar o consumo de alimentos industrializados, como por exemplo: salame, salsinha, linguiça e embutidos em geral, enlatados, refrigerantes à base cola, cerveja, suco em pó, macarrão instantâneo, bolo de pacote, amendoim, leite e derivados.

- Batatas: Pode ser a tradicional batata inglesa ou a batata doce, não importa. Esses tubérculos, são alimentos repletos de vitaminas e minerais que ajudam a combater os cálculos renais. O amido, substância encontrada em grande quantidade nesses vegetais, também auxilia nas funções renais, purificando o órgão.

Quando ocorre elevação de ácido úrico ou ureia no sangue é fundamental restringir alimentos ricos em purinas de origem animal (carnes, pato, miúdos, embutidos e frutos do mar) e alimentos/condimentos industrializados como caldos de carne e sopas instantaneas.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.