O que comer para aumentar os glóbulos branco?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

1. Alimentação rica em nutrientes e vitaminas

  • Frutas cítricas: laranja, kiwi e limão são alimentos ricos em vitamina C, que funciona como antioxidante e reforça a imunidade;
  • Vegetais escuros: o ácido fólico, presente em vegetais verde escuro, como couve, brócolis e espinafre, estimula a formação dos glóbulos brancos;

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

Sucos para aumentar a imunidade

  1. Suco de beterraba e laranja. ...
  2. Suco de morango e kiwi para aumentar a imunidade. ...
  3. Suco de menta e melancia. ...
  4. Suco de couve, laranja e cenoura. ...
  5. Suco de laranja com gengibre para aumentar a imunidade.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Suco de limão, gengibre e maçã
O limão também é um destaque entre os ingredientes por ser rico em vitamina C, um poderoso antioxidante que aumenta a produção de glóbulos brancos, células que combatem micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde.

Os sintomas que podem ser descritos pelo paciente são ocasionados pela doença que está causando essa alteração na produção de leucócitos no sangue:

  • Febre;
  • Inflamação dentro e ao redor da boca;
  • Infecções frequentes e que não desaparecem.

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Vários fatores contribuem para o enfraquecimento do sistema imunológico. Alguns deles são as doenças. Estresse, dormir pouco, alimentação desequilibrada, obesidade, tabagismo, drogas, sexo sem proteção, alcoolismo e vida desregrada são causas da baixa imunidade.

Almoço/Jantar:

  1. Batata doce (vitaminas A, E, C e zinco)
  2. Feijão, grão de bico (fonte de ferro e zinco)
  3. Folha verde escura como couve, ora-pro-nóbis e mostarda (fonte de ferro, vitamina C e vitamina A )
  4. Cenoura, pimentão vermelho, abóbora (fonte de vitamina A)
  5. Salmão, Atum, sardinha (fontes de ômega 3)

4 remédios caseiros para aumentar a imunidade

  • Chá de equinácea. A equinácea é uma das plantas mais conhecidas para fortalecer o sistema imunológico e, especialmente, para prevenir o surgimento de gripes ou para aliviar seus sintomas. ...
  • Chá de astrágalo. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de ginseng.

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

2. Suco de cenoura com laranja. Assim como o limão, a laranja harmoniza bem com o suco de cenoura e agrega bastante vitamina C e antioxidantes à bebida. Esse tipo de suco ajuda a repor os sais minerais no organismo (como ferro, cálcio, potássio e manganês) e é uma opção bem hidratante para o dia a dia.

Possíveis causas e consequências da imunidade baixa
Primeiramente, temos os casos de imunodeficiência, causados por doenças como AIDS, lúpus e muitos tipos de câncer. Situações de estresse e ansiedade também podem provocar queda na imunidade dos pacientes.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.