O que comer para aumentar o hormônio da felicidade?

Perguntado por: edias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A endocrinologista Andressa Heimbecher dá dicas de alimentos e atividades que podem ajudar na produção desses hormônios da felicidade no nosso dia a dia.
...

  • Carne bovina, de porco e de cordeiro.
  • Todos os tipos de feijão.
  • Soja.
  • Nozes.
  • Grãos integrais.
  • Banana.
  • Abacate.
  • Brócolis.

6 alimentos saudáveis que aumentam a sensação de felicidade

  1. Feijão. É rico em triptofano, um aminoácido que o corpo usa para impulsionar a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
  2. Castanhas. ...
  3. Pão e macarrão integrais. ...
  4. Folha verde escura. ...
  5. Salmão. ...
  6. Frutas cítricas.

A Vitamina B6
A serotonina é o principal químico cerebral responsável por fazer com uma pessoa se sinta feliz, relaxada e confiante. Ela também desempenha um papel importante no sono, no desejo sexual e na saúde digestiva.

Alimentos como a quinoa, o arroz com feijão e a semente de abóbora são excelentes pedidas. Probióticos Naturais: Os alimentos ricos em probióticos naturais (iogurte natural, kefir e o chucrute cru, por exemplo) são excelentes aliados para a produção da dopamina natural.

Portanto, invista em laticínios, lentilha, feijão, grão-de-bico, aveia, centeio, nozes, castanhas, banana, abacate, frutas secas, brócolis, espinafre e chocolate amargo.

A banana
Dentre os alimentos que aumentam a serotonina e a dopamina, a banana, sem dúvidas é um dos que mais se destaca. Sozinha ela não combate a depressão, mas nos proporciona uma dose natural de energia, otimismo e saúde.

Os níveis de serotonina no corpo podem diminuir por diversos fatores. Os principais são: Alimentação inadequada. Estresse.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

Sim, a meditação pode treinar seu cérebro para a felicidade!
Partes do seu cérebro associadas à compaixão e à autoconsciência crescem enquanto as partes associadas ao estresse diminuem quando você medita. Encontre um lugar calmo e concentre-se em sua respiração – e nada mais – por pelo menos dois minutos por dia.

banana prata

Isso acontece porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A serotonina, por sua vez, é responsável por que melhorar o humor. Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal. Deve-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios.

8 maneiras de aumentar o nível de serotonina, o hormônio da...

  1. Chocolate. Sim, ele realmente nos deixa mais feliz! ...
  2. Meditação consciente. Torne-se mais atento! ...
  3. Exercícios. A atividade física também aumenta o nível de serotonina. ...
  4. Ioga. ...
  5. Sol. ...
  6. Ômega 3. ...
  7. Iogurte. ...
  8. Afeto.

Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.

Os responsáveis por isso são quatro hormônios: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Uma simples alteração na produção ou absorção de uma dessas substâncias pelo organismo é suficiente para aumentar ou diminuir a sensação de felicidade ou de tristeza, dar mais ou menos ânimo e disposição.

A resposta é a seguinte: a banana libera um hormônio vegetal chamado etileno. Esse gás é responsável por acelerar a maturação do fruto. Assim, se deixamos muitas bananas reunidas, ou colocarmos esse fruto, ainda verde, em recipiente fechado; os mesmos amadurecerão rapidamente, em virtude da ação do etileno.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

O corpo requer várias vitaminas e minerais para criar dopamina. Estes incluem ferro, niacina, folato e vitamina B6 (confira aqui estudos a respeito: 36, 37, 38). Se você possui deficiência de algum desses nutrientes, é possível que seus níveis de dopamina estejam baixos (confira aqui estudo a respeito: 39).

Depressão. Muitas pessoas associam a falta de serotonina com a depressão. Como a substância é um neurotransmissor e tem como objetivo encaminhar mensagens do nosso cérebro para o corpo, pesquisas indicam que a serotonina baixa pode causar problemas de saúde mental.

A falta de serotonina no cérebro é um dos fatores relacionados a sintomas de ansiedade e depressão, junto com a falta de balanço de outros neurotransmissores e outras alterações.

Os alimentos ricos em triptofano ajudam na síntese e no controle da serotonina no organismo, sendo responsável por nos prover sensação de bem-estar. Suprimentos ricos nesse aminoácido incluem: banana, ovo, leite, chocolate amargo, amêndoas, mel, sementes e grãos.

A deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitamina B12 pode estar envolvida no desencadeamento de alterações de humor, transtornos de ansiedade e problemas de concentração e sono, dificultando a eficiência dos tratamentos farmacológicos e devendo ser avaliada durante o acompanhamento do paciente.