O que comer para acelerar o trabalho de parto?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … Pois por serem alimentos termogênicos, aceleram o metabolismo, ajudando assim a gestante entrar em trabalho de parto.

Quando o pulmão do bebê está pronto, ele libera o chamado surfactante pulmonar. Essa substância é uma lipoproteína que vai para a corrente sanguínea materna. É ela que “avisa” que o trabalho de parto já pode começar.

Ele também aumenta o fluxo menstrual fazendo com que o sangramento venha de forma mais intensa e, consequentemente, dure menos dias. No entanto, o consumo do chá de canela é indicado apenas para fazer a menstruação descer caso esteja atrasada por 1 ou 2 dias ou, no máximo, um atraso inferior a um mês.

Coma 6 tâmaras por dia no fim da gestação. Estudos mostram que as tâmaras ajudam em um trabalho de parto mais rápido. 3. Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, …

Como fazer a bolsa estourar mais rápido?

  1. Movimente-se. A atividade física pode fazer a bolsa estourar mais rápido. ...
  2. Faça massagens. Uma massagem na barriga ou na região lombar pode aliviar a dor e estimular as contrações.
  3. Use uma bola de parto. ...
  4. Tenha uma alimentação saudável. ...
  5. Hidrate-se. ...
  6. Busque relaxar.

Há crenças populares, mas nenhum, de fato, foi comprovado. Fala-se sobre gengibre e canela, que são alimentos estimulantes e, teoricamente, deixam o útero mais sensível. Assim como o abacaxi que, por ter bromelina, ajudaria a amadurecer o colo do útero”, observou a especialista.

Pode dilatar alguns vasos musculares, mas a maior parte contrai.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Chás e shakes
Alguns alimentos normalmente evitados durante a gravidez, como cravo, canela e gengibre, podem ajudar na reta final, na forma de chás, óleos e shakes.

O chá de canela é abortivo, pois estimula as contrações uterinas, facilitando inclusive a menstruação (no caso de quem não está grávida).

Alimentos apimentados e chá de canela são receitas antigas taxadas como estimulantes ao trabalho de parto, mas médicos não recomendam esse método por poder causar problemas a saúde da gestante assim como seu bem estar.

Suco de Uva Roxa
Além disso, a uva possui outras substâncias antioxidantes, como resveratrol e ácidos fenólicos, que são capazes de dilatar as artérias e melhorar a pressão arterial.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).

A saída do tampão mucoso
Normalmente o tampão mucoso sai quando as contrações tornam-se mais intensas a ponto de provocar alguma alteração no colo uterino. A saída do tampão mucoso é considerado por muitos como um sinal de que o trabalho de parto está próximo.

À medida que o trabalho de parto se aproxima, o tampão mucoso se solta e é expelido quando o colo do útero começa a se abrir (dilatar). Quanto mais o colo do útero dilata, mais rápido o muco sai da vagina.

A duração média da gravidez é de 280 dias, ou 40 semanas. Mas não há como saber exatamente quando você entrará em trabalho de parto. A maioria das mulheres dá à luz entre 38 e 41 semanas de gravidez. Quanto mais você souber sobre o que esperar durante o trabalho de parto, melhor preparada estará quando ele começar.

Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.

Apesar da crença popular de que a canela prejudicaria a fertilidade da mulher ou que induza contrações, nada disso encontra respaldo na ciência. Assim, a canela pode ser consumida normalmente. Aliás, a especiaria é ótima para dar um sabor especial a sobremesas com frutas, como banana, maçã e abacaxi.

Para situações de gravidezes com baixo risco de complicações, a Organização Mundial de Saúde recomenda que seja oferecida às mulheres a possibilidade de indução de trabalho de parto a partir das 41 semanas de gestação (40sem+7dias), não recomendando a sua realização antes desta data (WHO, 2018).