O que comer para acabar com a acne?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A alimentação para eliminar as espinhas deve incluir alimentos ricos em fibras, como pêssego, alface, pêra, cenoura, feijão, aveia em flocos e arroz integral, por exemplo, assim como alimentos ricos em ômega-3, como as sementes de linhaça e o salmão.

não espremer espinhas, mas sim usar loções secativas; esfoliar a pele 2 vezes por semana para remover células mortas e liberar os poros; preferir uma dieta balanceada e rica em alimentos anti-inflamatórios — como frutas cítricas e vermelhas, vegetais, ervas aromáticas, peixes e sementes com ômega 3.

Além do benefício de rejuvenescer e firmar a pele, a clara do ovo controla a oleosidade, hidrata a pele e retira as impurezas, evitando acne e manchas. O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio, selênio e o colágeno.

Aveia, arroz, pão e massa integrais
Eles também evitam picos de açúcar no sangue e a produção de insulina – hormônio que, em excesso, provoca inflamação nas células e, consequentemente, acne.

Sabonete para acne: 7 opções para pele oleosa e acneica

  • Como escolher o sabonete para acne ideal?
  • Neutrogena Acne Proofing.
  • La Roche-Posay Effaclar Concentrado.
  • Avène Cleanance Gel.
  • Bioderma Sébium Gel Moussant.
  • Vichy Normaderm Phytosolution.
  • NeoStrata Intensive Cleanser.
  • SkinCeuticals Blemish + Age Cleansing.

Acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os chamados cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele, gerando as espinhas.

Um grupo de seis médicos dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia estudou os efeitos do leite sobre a acne, e o resultado vai lhe surpreender: o leite desnatado foi apontado como fator de piora dos comedões da acne. O leite integral passou lindíssimo no teste.

Isso acontece porque algumas pessoas têm uma predisposição genética em produzir uma grande quantidade de sebo (óleo da pele) que obstrui os poros, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias que causam acne.

O gelo não pode curar acne e espinhas. No entanto, é um remédio eficaz para fornecer alívio temporário e pode ajudá-lo a gerenciar as crises de várias maneiras.

Conforme a médica diz, não há uma relação entre acne e café. “Ressalto, novamente, que a questão maior é o açúcar consumido junto com o café, e não a bebida em si”, lembra. Segundo ela, o que pode ocorrer é o aumento da ansiedade pelo excesso de consumo, piorando a acne já existente.

3 – Coma alimentos ricos em vitamina B6
Encontrada em carne, peixes, aves, grãos integrais, feijão, lentilha, abacate, nozes e castanhas, batata, banana e verduras folhosas. A vitamina B6 reduz a acne ao regular os hormônios implicados em seu desenvolvimento.

Sim, existem evidências que comprovam que leite e queijo podem provocar o surgimento de acne. Diferentes estudos relatam diferentes resultados, mas existem evidências que um consumo maior de leite e seus derivados pode ser um fator desencadeante.

Quem quiser evitar o acne deve também comer pão integral com frequência. O pão integral é rico em selênio, um mineral protetor da pele em todas as suas componentes. Pão com cereais é também altamente recomendável. Quem sofrer de acne pode também comer maçãs com abundância.

O tomate é uma fonte rica em vitamina C e licopeno, com propriedade antioxidante. E o melhor é que ele faz bem para a pele: melhora a aparência, elimina a oleosidade e, consequentemente, previne contra a acne.

Os antibióticos tópicos mais usados são o peróxido de benzoíla, clindamicina, eritromicina ou ácido azeláico. O peróxido de benzoíla é um dos antibióticos tópicos mais prescritos, pois, além da sua atividade contra o Propionibacterium acnes, ele também acaba com os cravos, inibindo os comedões.

A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.

“Acne hormonal é aquela acne que é provocada pela alteração hormonal”, esclarece a dermatologista Fabiana Wanick. Dessa forma, alterações nos hormônios são capazes de gerar diversas alterações no corpo, em relação ao humor ou ao funcionamento do metabolismo.

Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência.

As espinhas podem ficar inflamadas por duas causas principais, pelo acúmulo em excesso de impurezas e oleosidade nos poros e também por questões comportamentais, como cutucar as espinhas já existentes. A dermatologista Dra. Marcele Trindade de talha como esses processo inflamatórios podem ocorrer.

Contudo, dependendo da forma como ela é produzida, pode sim ser prejudicial ao nosso corpo, causando inflamações e aumentando o sebo e, consequentemente, a acne. Dessa forma, meninas, a dica aqui é apostar na pipoca caseira, sem óleo, sem o exagero do sal, sem a gordura da manteiga ou açúcares.