O que comer no lugar do arroz para emagrecer?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Listamos a seguir alguns alimentos comuns da dieta dos brasileiros que podem substituir o arroz e fornecer ao organismo energia e nutrientes essenciais.

  • Aveia.
  • Batata baroa.
  • Batata doce.
  • Batata inglesa.
  • Batata Yacon.
  • Canjica salgada.
  • Farinha de mandioca.
  • Macarrão integral.

Mandioca. Além de ser uma aliada de quem não pode consumir glúten, ela concentra fibras, antioxidantes, previne a anemia e ajuda no controle do colesterol — contudo, vale evitar a versão frita, muito comum no país.

Ajuda a comer alimentos integrais, saudáveis e naturais
A dieta low carb tem como solução substituir os alimentos fontes de carboidratos, sendo assim, sementes, grãos e verduras serão o destaque da sua dieta.

8 alimentos que causam barriga

  1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Bebidas alcoólicas. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Feijão. ...
  6. Repolho e couve-flor. ...
  7. Laticínios. ...
  8. Biscoitos.

Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.

evite alimentos ricos em açúcar e gordura, como doces e frituras, que, além de calóricos, são pobres em nutrientes e vitaminas; prefira carboidratos saudáveis, de absorção lenta, que dão energia e saciedade e evitam o acúmulo de gorduras (pães integrais, tubérculos como batata e mandioca, cereais, leguminosas);

Substitutos do arroz
Ela cita os seguintes: cenoura, brócolis, couve-flor, chuchu, beterraba, mandioca e abóbora.

"O arroz integral possui baixo índice glicêmico, ou seja, é convertido em açúcar no sangue lentamente, ao contrário do arroz branco. Ele prolonga energia e garante mais saciedade, sendo um grande aliado no processo de emagrecimento", esclarece Caroline.

Os carboidratos são responsáveis por fornecer a energia necessária para que o corpo humano consiga realizar suas atividades. Quando ele deixa de estar presente, a gordura passa a assumir esse papel, o que leva a sua queima e, consequentemente, a perda de peso.

Abacaxi. Com 52 calorias a cada 100 gramas, o abacaxi ajuda a emagrecer porque tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido e as toxinas do nosso organismo. Ademais, essa fruta também contém muitas fibras, que prolongam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Aveia. A lista não poderia ficar sem a aveia. Ela é um dos principais alimentos que ajudam a saciar a fome e o melhor: não engordam.

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado da má postura. O excesso de volume na região abdominal pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.

O treino intervalado de alta intensidade, que consiste em momentos de estímulo intenso alternados com intervalos rápidos de recuperação, é considerado um dos melhores exercícios para emagrecer, ou seja, uma ótima aposta para quem quer secar a barriga.