O que comer no café da manhã que não de gases?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

Os alimentos ricos em Amidos (batata, milho, trigo, arroz, tapioca por exemplo) tendem a produzir mais gases sim. Ideal é que você procure um profissional para que ele te oriente de forma personalizada e adequada.

Abaixo listamos os melhores remédios para aliviar a sensação de barriga inchada e dores abdominais causadas pelos gases:

  • Luftal;
  • Flagass;
  • Lufbem 75mg/ml;
  • Dulcogas 5mg/ml;
  • Antigases Flatuliv;
  • Dimeftal 125 mg;
  • For Gas 75mg/ml;
  • Simeticona 125mg.

O pãozinho que a gente gosta tanto, é RIQUÍSSIMO em glúten, o que é um dos principais ingredientes causadores de azia. Além da azia, o glúten pode gerar excesso de gases, disfuncionalidade na digestão, estufamento. E, aliado ao fermento é um alimento indigesto e que pode ter efeitos prejudiciais ao nosso corpo.

Na lista podem estar abacaxi, ameixa, mamão, figo, lentilha, soja, aveia, linhaça, abóbora, grão-de-bico, vagem, abobrinha, pepino, agrião, pão integral, arroz integral, rúcula, alface, iogurte e leite fermentado.

Leguminosas, entre as quais soja, feijão, grão-de-bico, lentilhas e ervilha. Bebidas com gás, como é o caso dos refrigerantes e da cerveja. Alimentos com sorbitol (um substituto do açúcar), presente, por exemplo, em guloseimas sem açúcar, pastilhas e adoçantes artificiais, assim como noutros produtos dietéticos.

Leite. Quem sofre com gases ao tomar leite ou derivados pode ser intolerante à lactose. A deficiência da enzima que digere o açúcar do leite provoca distensão abdominal e todos os desconfortos decorrentes, como gases e diarreia. 2 Leite sem lactose, nesse caso, é a melhor solução.

Confira agora as dicas!

  1. Movimente-se. Sabe o que é bom para eliminar gases no estômago? ...
  2. Faça massagens no abdome. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça chá com ervas. ...
  5. Tome bicarbonato de sódio. ...
  6. Tome enzimas digestivas em caso de intolerância à lactose. ...
  7. Alimente-se melhor. ...
  8. Administre fármacos que agem contra a dor.

Além disso, frutas como maçãs, pêssegos, peras e ameixas também contêm fibras solúveis que podem causar excesso de gases em algumas pessoas.

A instituição apontou que carboidratos como os pães livres de glúten em sua composição integram a lista de alimentos que trazem menor probabilidade de causar os gases.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

ovo mexido, por exemplo. Durante o cozimento (mais lento) são formados mais arranjos como pontes dissulfeto quando se compara ao ovo mexido. Nos ovos mexidos várias ligações são quebradas. Em outras palavras, ovos mexidos podem gerar menos gases que cozidos!

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Você pode usar simeticona cápsulas gelatinosas 4 vezes ao dia, após as refeições e ao se deitar, ou quando recomendado pelo seu médico. Você não deve ingerir mais de 500 mg (4 cápsulas) de simeticona cápsulas gelatinosas por dia.

Evitar batata, milho e macarrão, fontes de carboidratos, também é indicado.

Não existe uma restrição formal a tapioca para quem tem o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável. Porém, cada paciente deve tentar identificar quais alimentos ele tolera mais ou menos de forma individualizada. Isso ajuda a definir a dieta no dia a dia.

Em geral, o excesso de gases intestinais costuma estar relacionado à dieta, mas ele pode ser um sinal de alguma doença do trato gastrointestinal, como, por exemplo, a síndrome do intestino irritável.