O que comer no café da manhã para quem tem gordura no fígado?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Fibras. Aumentar o consumo de fibras vai ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, o que é muito benéfico quando temos o fígado gorduroso. Inclua no café da manhã alimentos como a aveia (em flocos ou farinha), cereais integrais (pão, granola) e frutas como a laranja, pera, kiwi e abacaxi.

A gordura no fígado também está associada ao consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos, como o pão e o macarrão. Dessa forma, o consumo desses alimentos deve ser moderado e preferencialmente ser consumido na forma integral.

Pode sim ovos, tenha cuidados com alimentos com carboidratos simples, frutas com muita frutose, pois esses alimentos podem se transformar rapidamente em gordura! O ideal é procurar um profissional para te orientar na quantidade e na qualidade dos alimento e fazer uma dieta equilibrada de acordo com as suas limitações.

A alimentação mais indicada para quem tem gordura no fígado é a redução da ingesta de carboidratos, ou seja, modere bastante na quantidade de arroz e farinha.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Um dos efeitos mais importantes do café está relacionado a Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) mais conhecida como Esteatose hepática ou “gordura no fígado". Estudos robustos mostram seu efeito protetor em relação a deposição gordurosa hepática, além de redução de fibrose e cirrose.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas) e ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você tome um suco desses toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.

As frutas cítricas possuem alto nível de vitamina C, uma substância que facilita a tarefa do fígado na hora de converter toxinas em compostos químicos solúveis em água, o que favorece sua eliminação pela urina. Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo.

Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Batata doce
Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.

Carne de vaca, porco e frios são todos ricos em gorduras saturadas, que uma pessoa com doença hepática gordurosa deve tentar evitar. Carnes magras, peixes, tofu ou tempeh são substitutos adequados.

Essa gordura, se armazenada no fígado, pode resultar em doença hepática gordurosa. Além disso, o órgão pode ficar sobrecarregado ao ter que metabolizar muitos carboidratos, prejudicando a sua função. Assim, o ideal é manter a moderação e evitar o consumo frequente de alimentos como sorvetes, doces e bolos, por exemplo.

Para diminuir o acúmulo de gordura no fígado o recomendado é apostar no consumo de carnes brancas (em substituição à vermelha). Frango e peixes grelhados serão seus melhores amigos.

Não há restrição no consumo de cuscuz, por ser um alimento rico em carboidratos. Os cálculos de vesícula, predispõem dificuldades na emulsificação de gorduras, portanto deve-se evitar excessos de frituras, óleos, e gorduras acrescidas nos alimentos.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

Rico em glutationa, que beneficia diretamente o fígado, o tomate ainda traz diversos outros benefícios para o corpo, como as altas quantidades de licopeno – que ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer.

O consumo em excesso de bebidas alcoólicas pode levar ao desenvolvimento de Gordura no Fígado (Esteatose Hepática). O consumo diário de 3 garrafas de cerveja ou 1 dose de uísque ou 1 cálice de vinho podem levar algumas pessoas a desenvolver a doença alcóolica de fígado.

Não, mas o tratamento contínuo pode garantir a regreção ou estabilidade do quadro de gordura no fígado. Por esse motivo, o diagnóstico precoce é de grande importância.

Por outro lado, deve-se diminuir a ingestão de doces, como refrigerantes, açúcar e sucos, carboidratos, como pão branco, macarrão branco e arroz branco, e alimentos gordurosos, como margarina e frituras em geral.