O que comer no café da manhã após cirurgia?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Destacam-se os peixes, como salmão, azeite de oliva e oleaginosas (castanhas e nozes). A recomendação é garantir a ingestão adequada de ferro para prevenir a anemia e também reduzir chances de má cicatrização. Entre os alimentos que atendem essa recomendação estão feijão, lentilha, ervilha e ovo.

Sal (embutidos, defumados, molhos prontos)
Nem pense em exagerar nas comidas salgadas. “Esses alimentos trazem alta concentração de sódio, que são responsáveis por causar retenção de líquidos”, afirma o nutricionista Gil de Abreu. Resultado: você fica mais inchada.

A cafeína exerce efeito tóxico e desidratante no organismo e leva as glândulas supra-renais à exaustão, aumentando o estresse, irritação, ansiedade, provocando dor de cabeça, fadiga e depressão.

Além de favorecer inflamações, são alimentos com muito sódio, que causa inchaço e atrapalha a cicatrização. Congelados, sorvetes, biscoitos e salgadinhos. Causa inflamação na pele e pode levar à produção exacerbada de colágeno e causar uma “supercicatrização” que resulta em queloide.

Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização. Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

Aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha
Podem ser consumidos durante o pós-operatório.

Frutas cítricas, arroz integral, nozes e castanhas, carnes magras são indicados e podem ser consumidos e adicionados na dieta pós-cirúrgica.

- Castanhas, nozes e afins: Além de contarem com gorduras benéficas, com poder anti-inflamatório, elas são boas fontes de zinco, mineral que garante o equilíbrio entre produção e degradação de colágeno. - Peixes e carnes magras: Os cortes magros de carne vermelha dão incentivo especial para a formação do colágeno.

Como acelerar a cicatrização? Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências. Na verdade, deve-se ter cuidados para que não prejudique o processo de cicatrização.

Quanto maior o consumo desses alimentos, mais difícil ficará o processo de cicatrização. Por isso, é importante que os ovos não façam parte da alimentação por pelo menos uma semana — ou pelo prazo informado pelo profissional de saúde — nos períodos de recuperação de procedimentos cirúrgicos e afins.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.

O pus na região dos pontos simboliza, quase sempre, uma infecção bacteriana na área. Caracteriza-se por ser um líquido amarelo, bem viscoso e com mal cheiro. Ao notar o pus na região ferida, é necessário ir ao médico com urgência para realizar o tratamento da região, entrar com um antibiótico e drenar o líquido.