O que comer na Caatinga?

Perguntado por: asilveira7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Tem propriedades antioxidantes.

  • Bacuri – Cerrado. Bacuri. Foto: Acervo ISPN. ...
  • Buriti – Cerrado. Buriti descascado. ...
  • Cagaita – Cerrado. Cagaita. ...
  • Cajá – Caatinga e Cerrado. Cajá. ...
  • Caju – Caatinga. Caju. ...
  • Licuri – Caatinga. Licuri. ...
  • Mangaba – Caatinga e Cerrado. Mangaba. ...
  • Maracujá da CaatingaCaatinga. Maracujá da Caatinga.

Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste

  • Jambo rosa. Uma das frutas do sertão é o Jambo Rosa. ...
  • Araçá Outra fruta típica do sertão é o araçá ...
  • Umbu. A árvore umbuzeira tem como fruto o umbu, que compõe as frutas do sertão. ...
  • Pitomba. A pitombeira é a responsável pela Pitomba, outra fruta típica do sertão. ...
  • Sapoti.

No bioma, também são obtidos alimentos importantes para a vida dos catingueiros e para as economias locais, como o umbu, o licuri, o caju, a mangaba, o mandacaru, o maracujá-da-caatinga, o mel extraído de vários tipos de abelhas nativas, entre outros.

Exemplos dos animais da caatinga são a jaguatirica, a arara-vermelha, a ararinha-azul, a preguiça-comum, o jaguarundi, o bem-te-vi, o carcará, a arara-azul-de-lear, o tiziu, o periquito-de-bochecha-parda, e vários outros.

os pratos típicos do Nordeste são: Tapioca; Acarajé; vatapá; Moqueca de peixe; ostra e camarão; Buchada de Bode; Baião de Dois; Macaxeira (conhecida em outros Estados brasileiros como "aipim ou mandioca"); Mariscos e Moluscos; Lagosta; Fritada de siri; Paçoca de carne; Caruru; Carne-de-sol; Queijo Coalho e Cuscuz de ...

O maracujá da Caatinga é amplamente conhecido pelas suas propriedades medicinais, em especial, por ter efeito calmante e relaxante. É uma rica fonte de potássio, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B.

Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá. Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.

Banana

Banana, a fruta mais consumida no Nordeste, fica mais cara em março.

Entre as frutas típicas da região, destacam-se verdadeiras joias da culinária brasileira. O caju, por exemplo, é uma fruta versátil e saborosa, apreciada in natura e também utilizada na produção de sucos, doces e até mesmo na fabricação de bebidas alcoólicas, como a famosa cachaça de caju.

pequi

O pequi é conhecido como ouro do cerrado e é um dos frutos mais famosos da região. O pequizeiro é uma árvore bonita e frondosa, que pode chegar até 12 metros de altura e produz seus frutos de novembro a janeiro.

Desde o início das ocupações da Caatinga, foram adotadas práticas agrícolas que contribuíram para acelerar sua degradação, como: a supressão da vegetação nativa, uso indiscriminado do fogo, uso de insumos químicos, plantios em margens de rios e açudes e pastoreio excessivo.

agropecuária

A principal atividade econômica desenvolvida na caatinga é a agropecuária. A agricultura destaca-se na região através da irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes.

O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. Ele constitui uma característica importante que determina a natureza da Caatinga. O clima semiárido possui uma precipitação (quantidade de chuva) em torno de 800mm por ano. Em períodos mais chuvosos pode chegar a 1.000mm por ano e nos mais secos, apenas 200mm por ano.

Por serem animais de grande porte (em relação à outros anfíbios) sua alimentação pode ser composta de pequenos vertebrados (aves e mamíferos), invertebrados (besouros, formigas, minhocas e centopeias) e até de vegetais, sendo uma das poucas espécies onívoras de sapos.

Os solos existentes na Caatinga são vários: arenosos, rasos, profundos, pedregosos, com alta e baixa fertilidade. Essa multiplicidade favorece o desenvolvimento de formações de clima, relevo e vegetação de todas as formas.