O que comer em Pós-cirúrgico?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O que comer no pós cirúrgico para se fortalecer?

  • Carnes magras. As proteínas devem compor a alimentação pós cirurgia plástica, pois ajudam na cicatrização. ...
  • Peixes. ...
  • Grãos. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Frutas vermelhas. ...
  • Alimentos integrais. ...
  • Líquidos.

Frutas. As frutas também são opções que colaboram se o seu objetivo é cicatrizar feridas no pós-operatório de maneira mais rápida. Dê preferência pelas cítricas, que estimulam o organismo na reconstrução de tecidos. Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja.

Sucos cicatrizantes
As proteínas estão entre as principais opções de alimentos cicatrizantes, mas o suco verde também pode trazer esse benefício, além de ser antioxidante e conter compostos de enxofrados bioativos. Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água.

Frutas cítricas

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

Para uma boa recuperação de cirurgia, recomenda-se uma dieta leve, uma vez que é fácil de digerir devido a sua composição nutricional. Ela deve ser caracterizada por um alimento cozinho suavemente com pouco óleo e sem tempero. Dentro deste tipo de dieta incluem-se os cereais com leite de aveia no café da manhã.

Os principais exemplos de frutas vermelhas que auxiliam a cicatrização incluem amora, açaí, cranberry, framboesa, goji berry, mirtilo e morango, entre outros. Uma dica prática e saborosa é apostar nas frutas vermelhas desidratadas, que podem estar sempre à sua disposição.

Além de aumentarem o tempo de saciedade e serem ricos em nutrientes e minerais. Que vão atuar diretamente na recuperação durante o processo pós-operatório. Leite e iogurte: são conhecidos como ótimas fontes de probióticos.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Use o ovo como fonte de proteína
Um ovo grande contém: Vitamina B12; Vitamina B2; Vitamina A; Vitamina B5; Selênio. Os ovos de galinha são fontes de proteína que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.

Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior.

Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências.

Não se esqueça da vitamina A
Então, não se esqueça de incluir o mamão, a manga, o caju, a cenoura e a abóbora no seu cardápio. Além desse benefício, esses alimentos ainda combatem as inflamações.

Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, mas é importante lembrar que, uma vez rompidos, os pontos não podem ser refeitos e a ferida deverá se recuperar de maneira natural.

Não existe nenhuma contraindicação na ingesta desses alimentos.

- Peixe, carne de porco e ovo contém vitaminas do complexo B que ajudam no processo de cicatrização. Porém para um melhor processo de cicatrização deve-se manter uma alimentação adequada e não simplesmente consumir esses três alimentos.

No vocabulário popular amazônico, comidas remosas são comidas fortes derivadas de carne de porco; mariscos, como caranguejo e camarão; peixes de pele e cascudos, como tamuatá; aves, como patos; e algumas caças, como paca e capivara, que não devem ser consumidas por pessoas em situação de risco, como, por exemplo, em ...

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.

Uma das indicações é montar sua refeição com pelo menos um representante desses três grupos alimentares: carboidratos, proteínas e vegetais, sempre em consistência de purê. No café da manhã, um mingau de aveia ou uma papa de fruta cozida, podem ser bons aliados para o desjejum na fase da comida pastosa.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Entre os alimentos que atendem essa recomendação estão feijão, lentilha, ervilha e ovo. A alimentação deve contemplar alimentos ricos em vitamina C que cumprem diversas funções no pós-operatório como melhorar a imunidade, ajudar na absorção de ferro e aumentar a produção de colágeno.

1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.