O que comer depois de caminhar pela manhã?

Perguntado por: imorais . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Depois de caminhar, prefira alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido ou uma banana com chia ou aveia.

VEJA 5 LANCHES PARA O PÓS-TREINO

  1. IOGURTE INTEGRAL COM FRUTA + AVEIA. O iogurte é uma boa fonte de proteínas, importante para manter a recuperação muscular no pós- treino. ...
  2. PANQUECA DE BANANA E AVEIA. ...
  3. VITAMINA DE LEITE COM BANANA E MORANGO. ...
  4. PÃO COM OVO. ...
  5. SANDUÍCHE NATURAL DE FRANGO.

A caminhada em jejum é uma das melhores formas de queimar gordura e pode se encaixar muito bem em sua rotina. Isso ocorre, pois quando estamos em jejum nossos estoques de glicogênio estão mais baixos e para gerar energia mais eficientemente nosso corpo se aproveita da gordura como uma fonte rápida.

Por ser uma substância de rápida absorção, a ingestão deve ser feita cerca de 30 minutos antes do treino. A profissional recomenda dar preferência ao café orgânico ou agroecológico e evitar adoçar a bebida com açúcar cristal ou refinado.

5 Conselhos para recuperar depois da caminhada

  1. Hidratar corretamente. A maior parte das vezes não nos hidratamos o suficiente antes ou durante uma sessão de caminhada. ...
  2. Fazer alongamentos. ...
  3. Comer corretamente. ...
  4. Dormir e descansar. ...
  5. Relaxar a tensão.

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Caminhar durante a tarde: o melhor horário para caminhar durante a tarde é entre às 15h e 16h, pois, a esse horário, o sol estará mais baixo e a digestão pós-almoço já estará finalizada; Caminhar à noite: o melhor horário para caminhar é a partir das 19h, logo após de chegar do trabalho.

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Após a caminhada
Em seguida, o jantar deve ser rico em carboidratos para repor os estoques de energia da massa muscular, devendo conter alimentos como arroz, macarrão, batata ou farofa, por exemplo. Além disso, uma nova fonte de proteínas deve ser ingerida, de preferência frango, carnes magras ou peixes.

Carboidratos integrais: pão, arroz e macarrão integral aliam a reposição energética dos carboidratos às fibras. A famosa batata-doce e o inhame também são boas opções.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Caminhar 30 minutos por dia e 3 vezes na semana já é suficiente para desfrutar das vantagens da caminhada, como o emagrecimento. Claro que, quem deseja resultados melhores e mais rápido, pode ir intensificando gradativamente a frequência do exercício e o tempo.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Uma bebida isotónica é neste caso ideal para responder às necessidades associadas ao esforço. Deves evitar bebidas gaseificadas e bebidas energizantes, demasiado açucaradas pois aceleram a desidratação.

Não se esqueça de manter a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Beba sempre água. É muito importante alongar-se também após o exercício, pois só assim é possível evitar o risco de lesões, além de garantir maior resistência muscular.