O que comer após um desmaio?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Falta de glicose pode ser uma das causas. Então, comer algo mais açucarado pode ajudar no controle.

Não é preocupante quando ocorre de forma isolada em uma pessoa saudável. Porém, se existe alguma doença associada e se os desmaios repentinos ocorrem com frequência, é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico.

O que não fazer

  1. Não jogar água fria no rosto, para despertar.
  2. Não oferecer álcool ou amoníaco para cheirar.
  3. Não sacudir a vítima.

Causas do desmaio
Desmaio, em si, não é uma doença, mas pode ser consequência de outros quadros clínicos, como: doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, uso de diuréticos em doses mais altas, queda repentina de pressão causada por mudança de posição, cansaço extremo, nervosismo intenso e dores fortes.

Toda a pessoa que sofreu um desmaio, por mais rápido e aparentemente inofensivo que seja, deve ser levada a um serviço de saúde para avaliação o mais depressa possível. A única coisa que se pode fazer depois que ela recuperar a consciência e se estiver bem, é dar-lhe água, suco, chá ou água com açúcar.

Erva-doce, limão, mel ou gengibre. Independente de qual for a sua escolha, a dica de preparo que nós vamos trazer para você agora vale para qualquer um destes, que são os melhores chás para tontura. Use um sachê de Chá Barão para cada xícara (200 ml).

Se a pessoa estiver acordada com sintomas de queda de pressão, é recomendável que ela seja colocada sentada com a cabeça entre os joelhos, aguardando que os sintomas passem. Caso ela tenha desmaiado, afaste a pessoa de locais que eventualmente possam representar algum perigo, como janelas, buracos e escadas.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

Devido às diferentes causas e sintomas, os desmaios podem ser divididos em quatro principais tipos, confira:

  • Síncope Cardíaca. ...
  • Síncope Vasovagal. ...
  • Síncope de Hipotensão Ortostática. ...
  • Síncope Cerebrovascular.

A médica também explicou que, geralmente, os desmaios possuem um “prenúncio”. Diferente do apresentador, pessoas que têm mal súbito costumam passar por sensações como tontura e notam o ambiente ao redor escurecer lentamente. Entre as principais causas do desmaio está a queda da pressão arterial.

O desmaio, ou síncope, é o resultado da perda de consciência por um curto período de tempo. A recuperação completa, geralmente, leva apenas alguns minutos e, em alguns casos, antes do desmaio, a pessoa pode apresentar sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas.

Ainda, há suor frio, náuseas, ânsia de vômito, visão turva, pulso fraco entre outros sintomas. Isso acontece porque, em boa parte dos casos, o fluxo de sangue do cérebro é alterado.

Se a pressão cair e o corpo não conseguir aumentar a frequência cardíaca para compensar, a síncope vem sem aviso prévio. Caso encontre a vítima já desmaiada, checar a respiração é a primeira providência a ser tomada. “Se estiver respirando normalmente, procure elevar suas pernas”, sugere Aguiar.

A pessoa ansiosa tem dificuldade para retomar o ritmo regular da respiração, ficando cada vez mais ansiosa por não conseguir respirar direito. Como não há necessidade para a oxigenação excessiva, esse sintoma provoca tontura, dor no peito, exaustão e sensação de desmaio.