O que comer após 20 dias de cirurgia bariátrica?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete. A Dieta Pastosa tem uma duração um pouco maior e recomenda-se o período de 20 a 30 dias.

Legumes e saladas cruas: Após 3 meses da cirurgia, conforme orientação nutricional, iniciar com saladas cruas.

3ª fase: alimentos sólidos
Cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos sólidos que precisam ser bem mastigados, em pequenas porções, ao longo de 6 refeições diárias.

MITO – Com a evolução das técnicas cirúrgicas, os pacientes podem comer tudo que comiam antes da cirurgia, mas em uma quantidade menor. Mas é importante destacar que a perda e a manutenção do peso estão ligadas à mudança de hábitos na alimentação.

Nos primeiros meses após a cirurgia, o paciente consegue comer apenas 200 g por refeição, o que faz com que ele perca peso expressivamente”, aponta o médico Marcos Leão Vilas Bôas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

A cirurgia precisa de um tempo para cicatrização. Por isso, falamos em dieta líquida no primeiro mês. Depois disso, a pessoa vai aumentando lentamente a quantidade até atingir um volume médio, após um ano de cirurgia, de 300 a 400 gramas por refeição.

Pode comer sim porem em quantidades menores e sempre com acompanhamento nutricional. Gosto sempre do exemplo: “posso comer doce ou refrigerante ou pizza todo dia? Não pode nem quando pesa 150kg – 110kg – 80kg ou 60kg” Mudança de atitude e nutricional é fundamental para um bom resultado a longo prazo.

Apenas 6 meses após a cirurgia é possível dizer que o paciente está liberado para comer de tudo, incluindo doces e frituras. Ainda assim, a ingestão desses grandes “vilões” deve ser feita com moderação e em quantidades bem pequenas, espalhadas durante a semana.

O leite e seus derivados são uma excelente fonte de proteína e vitaminas do complexo B. Qualquer uma três variedades (integral, desnatado e semidesnatado) são recomendáveis. Ainda, queijos brancos e amarelos, bem como iogurtes também são aliados da cicatrização.

Boa perda de peso logo no primeiro mês pós-cirúrgico
Ao final do primeiro mês é possível diminuir de 8 a 12% do peso corporal. Isso significa que um indivíduo de 120 Kg terá perdido cerca de 12 Kg após um mês passado da realização da cirurgia. A grande maioria da redução de peso ocorre de 12 a 14 meses pós-cirúrgicos.

Já no segundo mês a perda de peso média corresponde a 6% do peso inicial, passando a aproximadamente 4% no terceiro mês. Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial.

Por ser um exercício físico fácil e simples de realizar, a caminhada está entre as atividades mais indicadas para pacientes bariátricos, tanto no pré, quanto no pós-operatório. E ela pode ser realizada na academia, ao ar livre, em qualquer lugar, em grupo ou individual.

Lembrando que, durante o primeiro mês depois do procedimento, deve ser mantida uma alimentação líquida e pastosa.
...
Alimentos liberados na Dieta Após a Cirurgia Bariátrica

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Carnes magras;
  • Legumes cozidos;
  • Pães;
  • Leite desnatado;
  • Queijo magros;
  • E frutas.

11. Quando vou poder comer de tudo? Após 60 dias da cirurgia, a dieta está praticamente liberada, devendo somente continuar evitando alimentos calóricos, gordurosos e com açúcar.

"Nem todos desenvolvem a Síndrome de Dumping e, para evitá-la, é importante não consumir doces nos primeiros seis meses do pós-operatório", recomenda. A nutricionista, que faz parte da equipe multidisciplinar do Dr. Giorgio Baretta, explica que a Síndrome de Dumping gera uma alteração física da função de armazenamento.

Inicialmente, você pode ingerir frutas mais moles, sem casca e bagaço, como mamão e banana e preferencialmente, indica-se o consumo junto a uma fonte proteica, como iogurte, leite ou fatia de queijo.

O grande problema em relação ao consumo de açúcar e gorduras após a cirurgia bariátrica está no fato de que eles podem levar o paciente a desenvolver a Síndrome de Dumping . Trata-se da passagem dos alimentos, com rapidez excessiva, do estômago para o intestino.

O prato do paciente bariátrico deve priorizar proteínas, depois saladas, grãos/leguminosas e, posteriormente, carboidratos. A recomendação é que se utilize prato e talheres de sobremesa para servir essas porções. Um exemplo seria: uma colher de sopa de arroz, uma colher maior de salada e outra de carne.