O que comer antes jogar bola?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Lamônica lista frutas, aveia, café sem açúcar, ou no máximo adoçante, podem ser boas opções. Ele diz que muitos não sabem, mas alguns tipos de gordura são extremamente eficazes no pré-treino, por trazerem energia de forma simples e rápida.

Antes do treino procure ingerir carboidratos, ou sucos e vitaminas com leite de soja ou arroz. Isso fornecerá energia para os músculos visando as atividades físicas seguintes. O ideal é tomar ou comer 30 minutos antes do treino.

Faça um bom aquecimento.
Comece correndo sem sair do lugar para relaxar o corpo. Depois, faça uma corrida leve pelo campo e alguns abdominais, agachamentos ou alongamentos dinâmicos para ativar os músculos. Dedique pelo menos dez minutos a essa atividade — ou mais, quando estiver cedo demais ou o dia estiver frio.

Antes do jogo, o ideal é consumir carboidratos de rápida absorção, como pão branco, melancia, batata doce ou biscoito. Após a partida, a combinação de proteína e carboidrato serve como ferramenta principal na recuperação de energia e no ganho de tecido muscular.

Eles ainda podem ser uma ótima fonte de energia. Lembre-se sempre de que você deve comer carboidrato ANTES do jogo, para que DURANTE a partida ele faça a diferença. Os alimentos que contém carboidrato mais indicados são as/o(s):
...
Carboidratos

  1. Massas.
  2. Arroz.
  3. Pães.
  4. Cereais.

Faça o movimento do corpo corretamente
Antes de mais nada, você deve saber posicionar o pé de apoio. Ele deve ficar próximo à bola, na lateral dela. Após isso, na hora de efetuar o movimento do chute, leve a perna para trás. Se você quiser efetuar disparos mais potentes, leve a perna o máximo que for possível.

É extremamente importante que você abasteça seu corpo com energia (carboidratos) antes dos jogos. Esses carbos precisam “vir” de alimentos com baixo índice glicêmico (absorção lenta), como: pães integrais, batata, aveia, macarrão integral etc. Pare de comer besteiras e procure um nutricionista caso seja necessário.

– Controle a frequência do treinamento: Ajustar a frequência com suas possibilidades físicas e se submeter a um treinamento específico para o esporte que você pratica são as melhores estratégias para aumentar a resistência e não sofrer de fadiga esportiva.

A solução normalmente é feita com maltodextrina, um carboidrato simples comercializado como suplemento energético na forma de pó. Geralmente, ele é encontrado na lista de ingredientes de bebidas isotônicas e de alguns produtos proteicos que têm como função ajudar na recuperação pós-atividade física.

Beba água ou isotônicos para manter a mente afiada.
Lembre-se de também se hidratar diariamente — atletas adolescentes e adultos devem beber, pelo menos, de 2,5 a 3 litros de água por dia. Você também deve beber um ou dois isotônicos na manhã do jogo para elevar a quantidade de carboidratos e eletrólitos no organismo.

6 alimentos que farão correr mais rápido

  • Aveia. Para melhorar o seu desempenho pessoal, é importante que seus níveis de energia estejam altos antes da corrida. ...
  • Beterraba. ...
  • Bananas As. ...
  • Folhas verdes. ...
  • Chá Verde.

O que um atleta NÃO deve comer: 6 alimentos que devem ser evitar ou limitar

  • Limite de bebidas esportivas. Parece contraditório, mas não é. ...
  • Evite Refrigerante. ...
  • Evite barras de proteína e barras de energia. ...
  • Evite gorduras saturadas e trans. ...
  • Limite a cafeína. ...
  • Evite Álcool.

Durante as atividades físicas, o corpo pode fazer esforços aos quais não está acostumado. Os músculos acabam se cansando e podem até mesmo ficar doloridos após a prática. Esse quadro é chamado de fadiga muscular.

Para ganhar condicionamento físico no futebol, é interessante fazer treinamentos mais direcionados e incluir exercícios mais específicos na sua rotina para trabalhar capacidades motoras como força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade.

Gorduras e consumo alimentar de jogadores de futebol
Juntamente com o carboidrato, a gordura é a principal fonte de energia durante o exercício18.

A seguir as dicas da profissional para sentir menos cansaço na corrida:

  1. Tenha regularidade. Treinar sempre faz com que o corpo se acostume.
  2. Reduza a velocidade. Talvez esteja correndo mais rápido do que o corpo é capaz. ...
  3. Intercale com caminhada. ...
  4. Respire corretamente. ...
  5. Pratique outros exercícios. ...
  6. Cuide dos pulmões. ...
  7. Reforço.

Antes do jogo ou treino: faça as grandes refeições, como almoço ou janta, cerca de 4 horas antes. Coloque uma boa dose de carboidratos, complementando com um pouco de proteínas e, se quiser, também um pouco das gorduras boas que mencionamos antes.