O que comer antes de uma partida de vôlei?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O ideal é optar por alimentos de baixo índice glicêmico, como batata, macarrão, sucos naturais, frutas, cereais e pães integrais. O consumo deve ocorrer em dois momentos: antes do exercício, para maximizar o desempenho, e depois do treino, para recuperar o músculo e prepará-lo para a próxima sessão.

- Suco natural de uva, banana; - Água de coco; - Barra de proteína; - Palatinose.

E quais alimentos evitar
“Deste modo, carnes e queijos gordurosos devem ser evitados, pois demandam um processo digestivo intenso, que pode provocar cansaço e fadiga até mesmo antes do início da partida”. Já Betina diz que antes do treino, é preciso evitar carboidratos simples, como pão, e frutas sem fibras.

Eles ainda podem ser uma ótima fonte de energia. Lembre-se sempre de que você deve comer carboidrato ANTES do jogo, para que DURANTE a partida ele faça a diferença. Os alimentos que contém carboidrato mais indicados são as/o(s):
...
Carboidratos

  • Massas.
  • Arroz.
  • Pães.
  • Cereais.

Para jogar vôlei, você vai precisar dos seguintes itens: uma roupa adequada, um par de tênis e joelheiras. Primeiramente, a roupa. Antes de tudo, retire qualquer bijuteria porque elas podem causar lesões. A roupa básica consiste em meias, uma bermuda e uma camiseta com ou sem mangas.

Antes do jogo, o ideal é consumir carboidratos de rápida absorção, como pão branco, melancia, batata doce ou biscoito. Após a partida, a combinação de proteína e carboidrato serve como ferramenta principal na recuperação de energia e no ganho de tecido muscular.

Batido de banana e gengibre: uma bebida bem funciona, para garantir energia e disposição antes do jogo. Bem simples de fazer. Suco de açaí com laranja: o açaí é uma frutinha poderosa da floresta amazônica, que garante dar um boost de energia e calorias para você quer vai fazer muita atividade física.

Faça um bom aquecimento.
Comece correndo sem sair do lugar para relaxar o corpo. Depois, faça uma corrida leve pelo campo e alguns abdominais, agachamentos ou alongamentos dinâmicos para ativar os músculos. Dedique pelo menos dez minutos a essa atividade — ou mais, quando estiver cedo demais ou o dia estiver frio.

A cafeína para jogar futebol, quando ingerida de 30-60 minutos antes do exercício físico e na dosagem de 3-9 mg/kg, desempenha seu papel como um recurso ergogênico. Além disso, por conta da expectativa criada sobre seus efeitos no exercício físico, a mesma pode melhorar ainda mais a performance durante a atividade.

Red Bull Energy Drink pode ser consumido antes, durante e depois das atividades esportivas. O Red Bull é um produto funcional, não é um isotônico. Ele não foi feito com uma fórmula de reidratação. Portanto, deve-se beber água além de Red Bull durante os exercícios.

Além de descansar os músculos depois de um treinamento, dormir é essencial para otimizar o esforço físico que será feito no dia seguinte. O corpo consegue ficar mais veloz, passa a ter menor tempo de reação e fica menos propenso a sofrer lesões. E não é só isso!

O que um atleta NÃO deve comer: 6 alimentos que devem ser evitar ou limitar

  • Limite de bebidas esportivas. Parece contraditório, mas não é. ...
  • Evite Refrigerante. ...
  • Evite barras de proteína e barras de energia. ...
  • Evite gorduras saturadas e trans. ...
  • Limite a cafeína. ...
  • Evite Álcool.

A lavagem com carboidratos é usada para aumentar a energia, evitar a sensação de peso no estômago e tentar prevenir cãibras. Os cientistas também dizem que a técnica pode ser benéfica para evitar desconforto estomacal que pode ocorrer ao ingerir carboidratos durante a partida.

Logo, a Suplementação pré, durante e após é obrigatória. O consumo de Suplementos a base de carboidratos e/ou bebidas contendo glicose mantêm maior intensidade de exercício durante o jogo, além pouparem mais glicogênio muscular.

Como aprender a jogar vôlei?

  1. Grite “é minha”, mesmo quando parecer óbvio. ...
  2. Tente usar todos os três toques. ...
  3. Não toque na segunda bola - a menos que o levantador tenha pedido ajuda. ...
  4. Não coloque a bola muito perto da rede. ...
  5. Não aterrisse sobre ou sob a rede.

Então, para o voleibolista brasileiro fazer parte da elite desse esporte precisa ter no mínimo 190 cm e possuir 200 cm ou mais, geralmente o mais baixo atua como defensor e o jogador com estatura mais elevada de bloqueador.