O que comer antes de correr para ter energia?

Perguntado por: asilva3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O que comer antes de correr

  • Grãos integrais, como pães, massas, quinoa;
  • Proteínas magras, como ovos ou salmão;
  • Frutas frescas, como banana, laranja;
  • Iogurte com pouca gordura.
  • Pasta de amendoim.
  • Amêndoas.

Quais alimentos você não deve comer antes da corrida

  • Quais alimentos você não deve comer antes da corrida: café Apesar de sua capacidade em acelerar o organismo e dar aquela “acordada”, grandes quantidades de cafeína podem acelerar o corpo e o coração. ...
  • Leites, queijos e iogurtes. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Gorduras e frituras. ...
  • Fibras.

5 alimentos que “roubam” sua energia

  1. Bebidas energéticas. Embora soe contraintuitivo, bebidas energéticas sabotam sua energia, principalmente se consumidas à tarde ou à noite. ...
  2. Doces. Precisa de uma dose extra de energia depois do almoço? ...
  3. Carne vermelha. ...
  4. Smoothie de frutas. ...
  5. Batata frita.

Experimente o treino intervalado
Você pode, por exemplo, correr intensamente por 30 segundos, e em seguida caminhar por cerca de dois minutos. O treino intervalado ajuda o corpo a ganhar mais resistência e reduz o risco de possíveis lesões, já que o organismo descansa entre uma corrida intensa e outra.

Como melhorar o fôlego na corrida

  1. Saiba achar um ritmo ideal para seu início. ...
  2. Intercalar caminhada e corrida. ...
  3. Comece gradativamente e acelere aos poucos. ...
  4. Respirar corretamente e Concentração. ...
  5. Correr com regularidade. ...
  6. Exercícios que devem andar juntos com a corrida.

Durante as atividades físicas, o corpo pode fazer esforços aos quais não está acostumado. Os músculos acabam se cansando e podem até mesmo ficar doloridos após a prática. Esse quadro é chamado de fadiga muscular.

Atividades cardiorrespiratórios paralelas, como natação, exercícios funcionais, pilates e yoga, também podem contribuir para melhorar a respiração na corrida. Se você tem uma dificuldade acima da média para respirar ou algum problema cardíaco, procure sempre um profissional especializado, para melhor orientação.

A banana é uma ótima alternativa não só por garantir a energia necessária para uma corrida, mas também por ter um alto índice de potássio, o que evita câimbras e também a perda de minerais ocasionada pelo suor.

Antes da corrida, evite proteínas e gorduras, presentes em carne, ovos, leite e derivados, que têm processo digestivo lento e podem atrapalhar o desempenho. Enquanto você corre, transpira, perde água e sais minerais, como sódio, potássio e magnésio, essenciais para o funcionamento do organismo.

Beber café antes do treino também é fundamental para estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, o que acelera o metabolismo e aumenta o desempenho do corpo como um todo, entre outros benefícios.

Confira 4 excelente opções de fruas energéticas.

  • O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. ...
  • Quando falamos de manga, o tipo mais energético é a Palmer. ...
  • A banana tem fama de energética até entre os atletas. ...
  • O caqui chocolate é outra fruta que pode ser o combustível para enfrentar o dia a dia.

Não tem quem resista a um chocolatinho, não é mesmo? A boa notícia é que o doce favorito de boa parte da população contém um estimulante natural que dá mais energia e melhora o seu humor. O chocolate amargo também é fonte de flavonoides, substância que faz bem à saúde do coração.

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

5 DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO NA CORRIDA

  1. Acelere/desacelere. Quebre a monotonia inserindo sprints curtos, porém regulares, no treino. ...
  2. Sprints em subidas. Correr não é só treinar resistência: o corpo precisa de força! ...
  3. Fartlek - jogo de velocidade. ...
  4. Corrida em trilhas. ...
  5. Corrida “crescente”

O ferro é um componente da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio aos músculos em atividade. Então, se você sofre de deficiência de ferro, seu corpo tem mais dificuldade de fornecer oxigênio aos músculos durante uma corrida. Logo, você sentirá fadiga especialmente nas pernas.