O que comer à noite para não ter gases?

Perguntado por: amoreira8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.

Alimentos que reduzem os gases
Tomate e chicória; Kefir ou iogurte com bifidobactérias ou Lactobacillus, que são bactérias boas para o intestino e atuam como probióticos (recomendado apenas para as pessoas que não são intolerantes a lactose);

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Alguns tipos de carboidratos são mais difíceis de serem digeridos gerando mais gases. Os alimentos que mais causam gases intestinais são: Feijão; Ovos; Cerveja; Leite e derivados; Batata; Milho; Farelo de trigo; Brócolis; Alho; Repolho; Bebidas gaseificadas; Couve-flor; Cebolas; Refrigerantes.

Se você tem gases após tomar leite, provavelmente, você tem algum nível de intolerância à lactose. Entenda o que acontece no seu organismo neste caso. A má digestão da lactose pode ser sentida pelo nosso corpo em forma de desconforto na barriga após e consumo de leite e derivados, como queijo e iogurte.

Um exercício simples para eliminar gases intestinais é se deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra a barriga com os joelhos completamente flexionados, abraçando e puxando as pernas contra o abdômen. Pode fazer um movimento de balanço, com as pernas abraçadas, para ajudar ainda mais na eliminação dos gases.

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

"Quando consumida de forma exagerada, a banana pode causar flatulência, pois também é rica em fibras solúveis e amido, que são de difícil digestão", explica.

Carboidratos não absorvíveis produzem mais gases
Evitar batata, milho e macarrão, fontes de carboidratos, também é indicado.

Além disso, frutas como maçãs, pêssegos, peras e ameixas também contêm fibras solúveis que podem causar excesso de gases em algumas pessoas.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

O alface também provoca gases intestinais, mas em menor escala, se comparado às leguminosas.