O quê Comenius defendia?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Jan Amos Komensky defendia uma educação para a vida cotidiana, com sistematização de todos os conhecimentos e o estabelecimento de um sistema universal de educação, com oportunidades para as mulheres. Ele sustentou a ciência ao mesmo tempo que exaltava a majestade divina.

Para ele, a didática podia ser definida como a prática de educar e também enquanto ofício de ensinar. Dotado de um humanismo ímpar e de uma visão globalizante, Comenius era atraído por todas as esferas do conhecimento; assim, sonhava em construir uma pansofia, ou seja, uma sabedoria que abrangesse a totalidade.

Para a UNESCO e, pois, também para o Brasil, os quatro pilares da educação são o “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos” e o “aprender a ser”.

Através dessa relação, reafirma-se o quão necessário é discutir educação, formação de professores e didática, sendo estes três pilares que se complementam e são debatidos desde um período em que não se pensava estruturalmente acerca disso.

Comênio não foi o único pensador de seu tempo a combater o pedantismo literário e o sadismo pedagógico, mas ousou ser o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar "tudo a todos", aí incluídos os portadores de deficiência mental e as meninas, na época alijados da educação.

professor que utilize de diferentes instrumentos para ensinar e para tornar o homem livre capaz de transformar o meio em que vive. Segundo Covello (1999, p. 61), Comenius enfatiza que as escolas ensinem muito e com poucas palavras, e concisão, em lugar de divagações desnecessárias. Ensinar tudo e gradualmente.

Comenius buscou um método para ensinar de forma mais rápida e segu ra, pois pretendia tornar a aprendizagem eficaz e atraente mediante cuidadosa orga nização, em que ele próprio se empenhava na elaboração de manuais didático que iria uniformizar os conhecimentos a serem transmitidos, como também a língua em que esses ...

João Amós Comênius

O termo Didática foi instituído pelo teórico João Amós Comênius, na obra Didática Magna e significa a "A Arte de Ensinar". O termo foi se modificando ao longo dos tempos e, atualmente, refere-se a uma área importante da Pedagogia e trata de uma disciplina fundamental na formação de professores.

O principio norteador da obra de Comenius, Didática Magna é “Ensinar tudo a todos” que segundo Narodowski (2004, p. 25 e 26) constitui uma utopia. Utopia esta que é uma idealização pansófica, em que Comenius idealiza uma educação em que todos educadores devem “ensinar tudo a todos”.

A intenção de Comenius era que sua obra fosse um método seguro de instituir em todas as comunidades escola para formação de jovens independente de sexo ou classe social que todos se formassem com uma instrução não aparente, mas verdadeira não superficial mas sólida.

Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

A maior contribuição de Comenius para a educação dos dias de hoje é a idéia de “trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados à disposição”.

O ideal Pansófico que Comenius relata em sua obra é a pura organização de como está o nosso ensino hoje fundamentado em classes, por faixas de idade e os conteúdos que são passados é de acordo com a idade dos alunos, levando sempre em consideração o cotidiano do aluno.

Principais livros publicados por Comenius
Dos mais de 200 títulos escritos pelo pensador, essas são as suas obras que mais se destacam: O labirinto do mundo e o paraíso da alma. Janua Linguarum Reserata. Didática Magna.

Tem como objeto o ensino como mediação da relação ativa dos alunos com o saber sistemático. Preocupa- se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.