O que come uma jiboia?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Carnívora por natureza, sua alimentação envolve, de preferência, pequenos mamíferos, como roedores e morcegos. Porém, pode se alimentar de aves, alguns anfíbios, outros répteis — como lagartos — e ovos de outros animais. É muito importante variar a alimentação da jiboia para que ela tenha sempre diferentes nutrientes.

"A jiboia atrai todo tipo de animal, é gente, é tudo. Ela atrai que o homem não a enxerga. Quanto mais velha, mais atraente fica.

Na hora de adquirir o animal, é preciso buscar fornecedores autorizados, como criadouros e lojas com certificação do IBAMA. Alimentação adequada e um terrário espaçoso (com terra, rochas e aquecedor) são essenciais para manter as cobras confortáveis. A cada ano aumenta a atração das pessoas por criar cobras no Brasil.

Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno. O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.

É venenosa? Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

Esse fenômeno é normalmente percebido pela manhã, e as pequenas gotinhas de água ficam localizadas na borda ou no ápice da folha. A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente.

Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos.

A jiboia gosta de sol, mas sobrevive melhor em ambientes com luz indireta. Por isso é tão indicada para se ter junto a outras plantas dentro de casa. O ideal é mantê-la em locais com iluminação indireta, para não queimar suas folhas.

A jibóia é uma das plantas para quarto que faz toda a diferença no ambiente. Ela não precisa de muita terra, cresce muito rápido e ajuda na purificação do ar. Além de ficar ótima em vasos suspensos, a jibóia deve ficar em uma altura onde animais não entrem em contato com ela devido a sua toxicidade!

O vaso Olívia é ótimo para plantar Jibóias, pois ele possui um diâmetro mais largo, o que acaba oferecendo um volume de verde maior ao redor do vaso. Além disso, à medida que a planta vai crescendo, as folhas da Jibóia vão brincando com o contorno do vaso, lembrando os próprios gatinhos com seu espírito curioso.

Jiboia. Além de linda como artigo decorativo, a jiboia é uma das plantas que trazem energias positivas, pois limpa o seu ambiente de resíduos tóxicos que possam estar no ar e no plano espiritual do espaço.

A jiboia é uma planta linda, exótica e resistente, de fácil cultivo e muito utilizada em paisagismo e decoração de ambientes.

Adube a planta a cada três meses com fertilizantes orgânicos, como húmus de minhoca, e misture bem a terra, para que ela fique leve e fofa — mas não faça trocas de vasos por pelo menos dois anos.

O preço do filhote começa em R$ 2.000. O valor, que pode ser dividido em até 12 vezes no cartão, varia de acordo com espécie, tamanho e tipo de coloração da pele.

Apesar de ter uma coloração amarelada e mesclada com verde, é notável quando a planta não está saudável. A Jiboia fica amarelada quando a rega é feita em excesso! Antes de regar, sempre verifique se a terra não está úmida. Em casos extremos, o caule também pode apodrecer.

Diferente do cachorro, a cobra não brinca de morder, seus dentes são sensíveis e podem se quebrar. Se acontecer de quebrar os dentes ao morder, basta retirá-los da pele com uma pinça e higienizar bem o local. Não se assuste: por serem superficiais, os dentes da jiboia se quebram com facilidade.

A rega deve ser moderada, esperar que substrato seque pra regar é o ideal para não correr o risco de encharcar sua plantinha. Borrife água nas suas folhas em dias quentes, elas amam.

Cobras constritoras como a jibóia, ao contrário de outras serpentes, preferem se enrolar e apertar suas vítimas, sufocando-as até a morte, amaciando os órgãos internos e quebrando ossos para facilitar sua alimentação – esse tipo de réptil consegue engolir inteiros animais que vão de ratos a porcos.

Causas de estresse nos cultivos
Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada. A temperatura é o principal fator limitante do crescimento.

Limpe folhas grandes e brilhantes com um pano úmido.
Mergulhe um pano na água e torça para tirar o excesso. Passe-o delicadamente nos dois lados das folhas para tirar a sujeira. Os panos de microfibra ou gazes são bons para limpar plantas. Limpe as folhas toda vez que vir que elas estão acumulando pó ou sujeira.