O que come o peixe cascudo?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Além das algas nas pedras, ou limo, o cascudo também se alimenta de alimentos secos e tubifex. No entanto, o aquarista deve tomar cuidado para que o Cascudo seja colocado no aquário apenas quando houver a formação do limo, seu principal alimento.

Cascudo: 7 a 15 anos.

30 horas

Alguns Cascudos, como os do gênero Pterygoplichthys, são conhecidos por serem mantidos fora da água por até 30 horas, sendo comumente vendidos como peixes vivos.

Ele vai adorar comer verduras e legumes diferentes, como brócolis, ervilhas com casca, feijão-de-lima, couve-flor, salsão, repolho e pepino. Embora seu cascudo também goste de pequenos pedaços de melão cantalupo, melão doce, fruta-pão e mamão, evite dar frutas ácidas ou vegetais como tomates e laranjas.

Como tratar? O tratamento envolve a troca da água e limpeza do aquário, utilização de bactericidas e fungicidas específicos e adição de sal grosso caso não haja peixes de fundo. Durante o tratamento e recuperação dos peixes, é importante que eles sejam alimentados com comida viva – como artêmias (microcrustáceos).

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.

Todas as espécies de peixes em cativeiro devem receber uma porcentagem recomendada de 20% de lipídios para apresentarem bom desempenho produtivo. São 3 os tipos de farelo de arroz, que podem ser fornecidos aos peixes: o integral com casca; o integral sem casca e o desengordurado.

Alguns tipos de peixe são bem conhecidos por serem ótimos ajudantes na limpeza do aquário. Os mais famosos são o cascudo, o limpa-vidro (também conhecido como oto) e as coridoras, sendo que cada um desses representa categorias compostas por um grande número de espécies.

O CASCUDO PEPITA DE OURO é um peixe tímido de hábitos noturnos. Como a maioria dos seus cascudos não cresce muito chegando a 13cm. É muito que tenhamos tocas e troncos não exigidos. Pode haver alteração na tarefa e formação devido a cada animal ser único.

Para começar, explica Renato, o aquário deve ter a manutenção feita pelo menos uma vez por semana, essa é uma boa frequência e já muito utilizada pelos especialistas nesse ramo. “Mantendo essa frequência o seu aquário não vai ficar muito sujo e alguns passos já serão suficientes para a limpeza do aquário”, garante.

Uma boa opção de peixe para conviver com os cascudinhos ou com corydoras são os Neon, também bastante pacíficos.

Íctio. Também conhecida como doença dos pontos brancos, o íctio em peixes é causado por um protozoário ciliado chamado Ichthyophthirius multifiliis. Na maior parte das vezes, esse protozoário é introduzido no aquário com a chegada de novos peixes ou objetos contaminados.

Sintomas: Ocasiona o enfraquecimento, amarelecimento e tombamento das plantas. Na fase larval, alimentam-se das raízes e na fase adulta danificam a base da planta.

Um dos tipos de peixe que necessitam de um tratamento especial para alimentação são os cascudos, que exigem alimentos como pepino ou abobrinha para sua alimentação dentro do aquário.

Uma espécie não pode comer coisas de outra, por isso é preciso ficar atento. Um peixe herbívoro pode comer alface, couve, algas e frutas como maçã e pera. Já os carnívoros precisam se alimentar de proteínas que são encontradas no mar: camarão, minhocas, larvas, mexilhão e até mesmo peixes menores.

O ideal é oferecer ração aos peixes, no mínimo, duas vezes ao dia e, no máximo, três vezes ao dia. Recomenda-se observar que quando dado o alimento, o peixe deve comê-lo em, no máximo, 30 segundos, pois passado este tempo, a ração fica encharcada, tende a afundar no aquário e perde algumas de suas propriedades.

Uma fama do peixe cascudo é de “limpar aquário”, pois na sua alimentação entram algas, possíveis resíduos nas pedras e limo. Entretanto, não pense que esta espécie se alimenta de sujeira. É importante oferecer nutrientes para o animal, as pastilhas de ração são específicas para peixes de fundo, por exemplo.

A única maneira de ter certeza de que seu aquário está saudável é por meio dos testes. Eles fornecem dados importantes, como os níveis de: pH, cloro, amônia, nitrito, nitrato, entre outros.

Como saber se meu peixe está doente?

  1. inchaço;
  2. desgaste das barbatanas;
  3. feridas pelo corpo;
  4. falta de disposição para nadar;
  5. perda de cor.

não de ração de cachorro pra peixe cada animal pessoal.