O que come o peixe cara?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

É uma espécie omnívora, alimentando-se de uma ampla variedade de alimentos no fundo (perifíton, pequenos crustáceos, peixes, insetos, larvas, folhas, frutos e outras matérias orgânicas), estes triados com sua boca protrátil. Na época de reprodução, o casal limpa uma área de fundo arenoso, onde deposita os poucos ovos.

Um peixe herbívoro pode comer alface, couve, algas e frutas como maçã e pera. Já os carnívoros precisam se alimentar de proteínas que são encontradas no mar: camarão, minhocas, larvas, mexilhão e até mesmo peixes menores.

Bastante conhecido nos rios brasileiros, algumas pessoas o confundem com a Tilápia, pois pertencem a mesma família, porém o Acará possui características bem distintas. Os Acarás possuem cores mais vibrantes, são menores, o corpo é mais arredondado, a cabeça é menor e os olhos são maiores se comparado com os da Tilápia.

Indicada para pescar: pacu, piau, piapara, piraputanga, piracanjuba, piavuçu e outros. Dica: utilize 2 grãos do milho verde para preencher e encobrir todo o anzol, tornando a isca maior e mais atraente para o peixe.

pacu/tambaqui/tambacu: salsicha, mortadela, queijo, pão, minhoca, minhocuçu, goiabada, pequenas tilápias e frutinhos.

Dentre os principais alimentos energéticos para peixes, destacam-se o farelo de arroz, o sorgo e o milho”, explica Priscila Vieira Rosa Logato, autora do Livro AFE Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce.

Peixes carnívoros: alimentam-se principalmente de outros animais, como crustáceos, anfíbios, insetos e peixes menores. Exemplos: oscar e betta; Peixes herbívoros: alimentam-se de alimentos de origem vegetal, como plantas, assim como de algumas algas.

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.

Modo de preparo
Numa outra tigela, junte o fubá com a farinha de trigo e misture. Em seguida passe os filés de peixe nessa mistura de farinha para empanar. Após isso, você já pode levar para fritar em óleo quente, até dourar.

Coloque vegetais como cenoura, pepino e ervilha para que comam e se, em 24h, ainda existir algum pedaço dentro do aquário, retire para evitar contaminação. Comida em excesso acumulada no aquário proporciona a proliferação bacteriana e deixa a água inadequada para os peixes.

O Acará vive em cardumes, por isso o ideal é ter pelo menos cinco no seu aquário. Caso tenha apenas um, ele pode se tornar agressivo com outras espécies. Para quem pensa em reproduzir o Acará Bandeira em aquário é importante oferecer bastante espaço e exclusividade.

Acará, ou simplesmente cará – só depende do regionalismo, é um nome popular dado a uma série de Ciclídeos, os quais, dentre a infinidade de gêneros englobados, destaco: Gymnogeophagus, Geophagus, Laetacara, Aequidens, Cichlasoma, Satanoperca e outros menos comuns, até inusitados, como Apistogramma.

Se você não tem preferência de espécie de peixe e quer aproveitar melhores condições de clima, a época mais indicada para pescaria é entre outubro e março. Neste período faz mais calor e é comum acontecer a desova da maioria das espécies, fazendo trazendo os peixes para mais perto da superfície.

A mussarela é uma ótima isca para a pirarara, mas o pedaço deve ser generoso. Funciona muito bem para os peixes de couro.

Muitos pescadores utilizam sabugo de milho, soja e até lambaris. Como objetivo é apenas atrair os peixes, coloque os alimentos dentro de um saco de cebolas ou filtro e deixe-os imersos na água, de forma que eles sejam atraídos, mas não consigam comer. Se as tilápias se alimentarem, é possível que não mordam a isca.

Quase todos os peixes de água doce, gostam de iscas de pão. Coloque um pedaço de pão em um anzol. Em seguida aperte com a mão um pedaço de pão para manter colá-lo ao anzol.

As minhocas também são iscas naturais muito utilizadas. São iscas indicadas para a pesca de tilápias, lambaris, carpas e pacus.

Hoje no mercado temos uma série de marcas que flutuam por si próprias, mas às vezes fica difícil de encontrá-las. As salsichas de frango, a sua grande maioria flutua. Tenho o hábito de sempre comprar entre três marcas, sendo a Pena Branca, DaGranja, a Hotdog Perdigão ou a tipo Viena vendida no mercado Dia.

As melhores espécies para se pescar no inverno são as Anchovas, Sororocas, Badejos, Olhos-de-boi no mar, e Black Bass, Truta e Carpa no rio.