O que combina com lustre?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os lustres, por si só, são objetos bastante chamativos, por vezes grandes demais e com muitos detalhes. Sendo assim, é indispensável combiná-los com elementos discretos, cores neutras e peças elegantes, porém simples. Isso faz com que o visual fique harmonioso, elegante e clean.

Lustres e pendentes para salas
Ou, se preferir, você pode usar duas luminárias menores, uma ao lado da outra. Já em salas de estar, você pode usá-los como fonte de iluminação central, para criar um ar mais intimista e elegante ao ambiente.

Lembre-se de duas informações principais: o pendente deve ficar em uma altura a qual permita que as pessoas se locomovam no cômodo sem que esbarrem nele. Além disso, lembre-se que o pendente deve estar a uma distância de 20 centímetros do teto.

Em geral, lustres sobre a mesa de jantar devem ficar a 90 cm do tampo. Mas há casos em que essa medida deve ser reavaliada por conta de algum detalhe na peça”. Outra dica é que nem sempre o lustre precisa ficar no centro da mesa.

Combine luminárias
Utilizando um mesmo ponto de luz, é possível combinar diferentes luminárias e surpreender no ambiente. Simplesmente adicione o item no mesmo local onde outra já se encontra, mas cuidado: elas não podem ser completamente diferentes, e também não precisam ser iguais.

Já as mesas redondas ou quadradas ficam melhor com lustres também redondos, quadrados ou os mais verticalizados. O tamanho ideal do lustre deve ser de 1/3 do comprimento, ou metade da largura ou do diâmetro da mesa.

Iluminação na sala de jantar
Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.

Os pendentes são ótimas opções para quem quer uma iluminação mais focada, como para balcões de cozinha, lateral da cama e outros detalhes. A sua estrutura tem fios alongados, o que permite que a luz esteja mais perto do ponto que deve ser iluminado.

Como já foi dito, os lustres, pendentes ou outros tipos de luminárias são “suportes” e o que diferencia a iluminação é o tipo de lâmpada que usamos. Se a intenção é ter um ambiente bem claro, como um local de trabalho, a lâmpada mais indicada seria uma fluorescente, porque ela emite uma iluminação intensa e constante.

Uma regrinha básica para garantir a proporção da peça em relação ao ambiente é eleger um modelo que seja um terço da medida da superfície. Ou seja, uma mesa quadrada com 1,20 m deve ter um pendente de cerca de 40 cm. O mesmo vale para a mesa redonda.

Já em relação às cores, existem diversas opções, mas o legal é escolher aquelas mais neutras para combinar com o restante da decoração, que pode ter tonalidades mais quentes e vivas. Se quiser, opte por aqueles que têm um toque metálico e estão em alta, como o dourado, o bronze ou o rosé gold.

Em ambientes integrados mais amplos, a dica aqui é apostar em lustres grandes e chamativos. Você pode ousar e escolher modelos com muitas ramificações. Na sala de jantar, o truque é escolher um lustre que acompanhe o mesmo formato da mesa, favorecendo a sensação de amplitude e uniformidade no cômodo.

Os lustres redondos, quadrados ou com formatos verticais, por exemplo, ficam melhores em mesas ovais, quadradas e redondas, enquanto os lustres retangulares ou lineares (com peças dispostas em linhas) se adequam melhor a mesas retangulares.

Os lustres para sala e os pendentes podem ser utilizados em diversos ambientes: quarto, decoração de sala de estar e sala de jantar, por exemplo. Na maioria deles, os lustres para sala serão o destaque do ambiente, levando sofisticação e elegância para onde estiver.