O que colocar para esquentar um jabuti?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Mantenha uma fonte de calor, de preferência uma lâmpada de aquecimento, sempre disponível ao seu animal. Tenha um termômetro para controlar a variação de temperatura do local e garanta um ambiente mais aconchegante para o seu Pet!

Durante o inverno o banhinho também é bem-vindo, mas com água morna. Nos dias frios os bichinhos ficam mais recolhidos e comem bem menos, mas após o banho de água morna eles ficam mais ativos e comem bem também. Caso a água esfrie, retire-os da hidratação.

No caso das tartarugas ou répteis aquáticos, a solução que lhe oferecemos para aquecer a água são os termostatos. Na TiedAnimal encontrará aquecedores automáticos que mantêm uma temperatura constante na tartarugueira de aproximadamente 25ºC.

O ideal é que seja uma área aberta, porém com um espaço fechado para que o jabuti se esconda do frio. É recomendado que simule uma toca ou caverna, pois ele se recolhe em locais escuros, fechados e quentes para dormir. Prefere chão de terra, pois pode cavar, mas adapta-se bem em outros pisos.

A temperatura ideal para este animal é de 26 a 30ºC variando nessa faixa de um lado a outro quando em terrários e pode ser medida através de termômetros digitais ou analógicos e controlada por termostatos e temporizadores (“timers”).

Tartaruga terrestre ou jabuti
Coloque a tartaruga de terra na banheira ou balde, que deverá estar um pouco inclinado. Em seguida, vá despejando a água morna aos poucos, até que a água alcance o queixo do animal ou um pouco menos; Deixe a cabeça na parte mais rasa.

Para a hora de dormir, você vai precisar preparar um lugar escuro para que elas possam se esconder. Você poderá fazer este retiro com uma caixa ou, melhor ainda, com um vaso virado para baixo, e uma abertura para que ela possa entrar.

A fibra de coco é perfeita como substrato para uma ampla gama de lagartos, cobras, tartarugas, sapos e outros répteis e anfíbios que requerem umidade de moderada a alta. É tambem ideal para aranhas, escorpiões e invertebrados!

Hidrate o jabuti mergulhando-o em uma tigela de água toda semana. A cada uma ou duas semanas, mergulhe o réptil em uma tigela com água em temperatura ambiente por cerca de 10 a 15 minutos. Isso ajuda a mantê-lo hidratado.

Recomenda-se alimentar o jabuti uma vez ao dia. Seguindo a proporção mencionada acima, você poderá oferecer ao seu bichinho frutas como maçã, pera, goiaba, manga, tomate, mamão e pêssego. Lembre-se de retirar as sementes da maçã! Elas contêm cianeto, substância que em grandes quantidades pode prejudicar o animal.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO NATURAL E SAUDÁVEL PARA O JABUTI
Legumes: Maxixe, pepino, abóbora, cenoura, jiló. Frutas: Maçã sem semente, banana, melancia, melão, laranja, goiaba, pessego, mamão, laranja, tomate.

Mantenha uma fonte de calor, de preferência uma lâmpada de aquecimento, sempre disponível ao seu animal. Tenha um termômetro para controlar a variação de temperatura do local e garanta um ambiente mais aconchegante para o seu Pet!

Caso a tartaruga vá ficar na água, ao ar livre, a água não deve congelar nunca e a profundidade mínima deve ser de 45 cm. Se ela vai ficar dentro de casa, encontre um lugar frio. Muitas pessoas usam a geladeira, como informa este artigo (em inglês).

No caso do segundo, para saber se está morto ou apenas hibernando, basta tocá-lo. O cágado, quando está hibernando ou dormindo, ao ser tocado, irá se mover mesmo que de modo quase imperceptível. Durante sua hibernação, ele tende a se recolher completamente dentro de seu casco.

Apenas 2 situações podem levar um jabuti á morte súbita: A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra. Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, ou plantas venenosas.

O jabuti não é um animal que necessita de banhos constantes, nem costumam dar muito trabalho neste momento, além disso, ele pode facilmente ser limpo com um pano umedecido. O ideal é que os banhos sejam dados no animal apenas em dias quentes e com água morna. No entanto, eles podem adorar entrar na água!

Banho. De vez em quando é bom dar um banho em seu jabuti, principalmente se ele estiver visivelmente sujo, sendo esta a maior indicação. Para isso, pegue uma bacia e encha com pouca água (uns três dedos, dependendo do tamanho do animal) com água fria para morna.

Jabutis, cágados e algumas serpentes costumam “hibernar”, ou entrar em um estado de torpor, onde seu metabolismo cai drasticamente para justamente tolerarem o período do inverno. Neste período não há necessidade de alimentação e os animais podem “dormir” por 30 dias ou mais.

Quando o reconhece, não entra mais no casco a cada aproximação”, diz a veterinária. Segundo ela, os jabutis podem seguir o dono – vagarosamente, é claro – dentro de casa e até olhar na direção dele, quando ouvem sua voz. “São movimentos muito sutis, mas são perceptíveis”, afirma.