O que colocar nos pontos positivos e negativos?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Como preparar sua resposta sobre seus pontos positivos e negativos

  1. Liste seus pontos fortes e fracos (com sinceridade) ...
  2. Use o anúncio da vaga para orientar a sua resposta. ...
  3. Pontos positivos: foque sua resposta no que a empresa procura. ...
  4. Pontos negativos: escolha cuidadosamente o que você vai falar.

O que são pontos fortes e fracos
Por outro lado, um ponto fraco é a incapacidade de realizar algo com qualidade e consistência. Em outras palavras, trata-se de uma atividade ou habilidade em que, frequentemente, o seu desempenho é abaixo da média.

Por exemplo, uma fraqueza pode ser a pontualidade (quando alguém sempre chega atrasado nos compromissos), a memória (quando sempre se esquece das coisas), a responsabilidade (quando mostra atitudes irresponsáveis), entre muitas outras.

Positivos: Um salário, o aprendizado e a troca de conhecimento; Negativos: A não importância do patrão com seu empregado, as divisões de classe e a falta de oportunidade.

Exemplos de pontos fortes e fracos. Demonstrar verdadeiros pontos fracos como timidez, pouca experiência, e desorganização demonstram que o candidato de fato refletiu longamente sobre a pergunta. Outro ponto positivo é demonstrar coragem de fazer uma autoanálise e ter confiança em si mesmo para admitir suas fraquezas.

Converse sobre as coisas que acha mais interessantes em você. Talvez ame ser um pai, um músico ou um motociclista, por exemplo. Procure um amigo ou um ente querido caso não saiba quais são seus pontos mais interessantes. Peça a opinião do outro e você certamente obterá uma resposta.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e ...

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

Pontos de melhoria são aqueles comportamentos, competências, habilidades que não lhe são tão naturais. Você consegue identifica-los? Caso não consiga, peça feedbacks aos seus familiares, colegas de trabalho e superiores. E, é claro, reflita sobre as informações apresentadas por eles.

Pontos a mencionar

  1. Falar das experiências passadas;
  2. Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo;
  3. Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo;
  4. Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. Falar brevemente sobre passatempos (hobbies) que tenha;
  5. Seu papel na empresa.

A melhor resposta para a pergunta “Quais são seus pontos fortes?” é aquela que lista suas qualidades que são diretamente relacionadas com a vaga para à qual você está sendo entrevistado e te diferencia de outros candidatos. Então, vamos responder à temida pergunta: “Quais são seus pontos fortes?”

Dicas para falar sobre seus defeitos
Você também deve tentar permanecer positivo. Pode parecer impossível em uma pergunta sobre fraquezas, no entanto, já ajuda se você evitar palavras negativas como "fraco" ou "fracasso". Você também pode explicar como sua fraqueza pode ser vista como positiva no trabalho.

Assim, a necessidade de um ambiente adequado pode ser considerado um ponto negativo.

  • Móveis. Além do ambiente, é fato que é preciso pensar em ergonomia. ...
  • Perda da privacidade. ...
  • Possibilidade de excesso de carga de trabalho. ...
  • Falta de troca de experiência.

Ser inflexível, não saber se comunicar com todos, não estabelecer um objetivo ou meta em comum para a equipe, não respeitar prazos e não fazer planejamento são só mais alguns exemplos de comportamentos que podem prejudicar você, bem como a sua equipe.

Conversa e fofoca entre os colaboradores durante o expediente. Acesso às redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) Distrações geradas pelos colegas de trabalho. Intervalos para lanches ou chamadas particulares.