O que colocar no seu resumo profissional?

Perguntado por: iamorim8 . Última atualização: 29 de maio de 2023
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7 passos para escrever um resumo profissional

  1. #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
  2. #2. Determine o público-alvo. ...
  3. #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
  4. #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
  5. #5. Adapte-se ao cargo. ...
  6. #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
  7. #7. Revise e edite.

Em suma, a melhor forma de descrever uma trajetória profissional é fornecer uma visão geral de experiências, conquistas e desenvolvimento ao longo do tempo, destacando os principais marcos e as transições relevantes.

Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos

  1. Fazer uma leitura atenta. ...
  2. Marcar partes importantes. ...
  3. Anotar comentários. ...
  4. Pensar em correlações. ...
  5. Organizar as informações. ...
  6. Escrever com as próprias palavras. ...
  7. Fazer listas ou tópicos. ...
  8. Ler novamente.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

O que colocar no currículo?

  1. Dados pessoais;
  2. Área de atuação e objetivo profissional;
  3. Formação acadêmica.
  4. Experiência profissional;
  5. Cursos e qualificações;
  6. Atividades extracurriculares.

Foque nas experiências relevantes
O próximo passo de como fazer um resumo profissional para primeiro emprego eficaz é focar em suas experiências relevantes. A parte principal de seu resumo profissional deve incluir um panorama completo acerca de suas habilidades, interesses e experiências relevantes.

Conforme antecipamos, os objetivos pessoais são metas que uma pessoa possui em sua vida fora do ambiente de trabalho, ao passo que as metas organizacionais são os objetivos que uma empresa espera alcançar ao longo do tempo.

O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.

3 erros que os estudantes cometem ao resumir

  • Não filtrar o que é importante. Muitas pessoas simplesmente copiam a teoria e acreditam que aquilo é um resumo. ...
  • Não dedicar um tempo específico para o resumo. ...
  • Esquecer de considerar o canal de aprendizado.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

O que colocar no objetivo do currículo em frases curtas?

  • cargo desejado;
  • experiências relativas à vaga;
  • objetivo de vida relacionado com a posição que você deseja;
  • qualidades pessoais que se destacam; e.
  • maneiras como você pode contribuir com a empresa.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

Listamos abaixo sete habilidades indispensáveis para todo profissional que quer se manter competitivo:

  • 1 - Comunicação. ...
  • 2 - Trabalho em equipe. ...
  • 3 - Criatividade. ...
  • 4 - Transparência. ...
  • 5 - Resiliência. ...
  • 6 - Postura multidisciplinar. ...
  • 7 - Comprometimento.

Listo então 7 competências que são transversais a todas as áreas do conhecimento e que são valorizadas pelo empregador:

  • Trabalho em equipa. ...
  • Aprendizagem Contínua. ...
  • Relacionamento interpessoal. ...
  • Proatividade. ...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Adaptabilidade. ...
  • Liderança. ...
  • Bónus - Resiliência.

Para falar sobre você de forma apropriada, procure se concentrar em pontos que podem interessar ao entrevistador. Busque apenas compartilhar informações que sejam relevantes à vaga e evite exagerar nos exemplos. Evite ficar divagando sobre sua vida pessoal, a não ser que isso seja solicitado.

Confira abaixo alguns exemplos de informações que não devem ser colocadas no currículo:

  1. 1 – Informações pessoais irrelevantes. ...
  2. 2 – Informações antigas. ...
  3. 3 – Abusar de elementos visuais. ...
  4. 4 – Hobbies. ...
  5. Teste vocacional do Educa Mais Brasil.

Como criar um currículo mesmo sem experiência profissional

  1. Insira e atualize sempre os dados pessoais no currículo.
  2. Escreva um objetivo curto.
  3. Faça um resumo de seu perfil de forma chamativa.
  4. Priorize as suas formações acadêmicas e outros treinamentos.
  5. Descreva as suas experiências, mesmo não tendo trabalhado formalmente.

Quem sou eu: 7 dicas para escrever uma boa redação sobre você

  1. Fuja do currículo. ...
  2. Defina o estilo. ...
  3. Revele sua personalidade. ...
  4. Não seja arrogante. ...
  5. Apresente a sua perspectiva. ...
  6. Escolha um evento da sua vida. ...
  7. Fale sobre suas paixões.

Explique como tem o desejo de ser um bom líder, use exemplos de pessoas que já passaram pela sua vida e carreira, e aproveite para falar das suas qualidades que podem te levar até lá. Se estiver começando, deixe claro que sabe que tem uma jornada pela frente, e mostre que tem determinação e foco para chegar lá.