O que colocar no relatório social?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Relatório Social

  1. Informações a respeito de encaminhamentos, triagens e fatos novos que surgirem;
  2. Situações emergenciais, de forma breve, para posterior aprofundamento;
  3. Acompanhamentos que necessitarem de intervenção direta do profissional;
  4. Descrição do que foi observado em cada visita domiciliar;
  5. Dentre outros.

O relatório social, como citado, remete a um documento desenvolvido pelo assistente social. Esse material é produzido após o profissional realizar a coleta de informações e dados relativos ao trabalho de intervenção da questão social.

Na introdução, é fundamental que você apresente uma espécie de resumo do que será tratado ao longo do texto, expondo o tema principal, que também deve estar no título. É importante que a introdução mostre, ainda, qual foi a metodologia utilizada para a elaboração do texto.

Datas, locais, pessoas envolvidas, atividades realizadas, dados coletados e outros são alguns exemplos de informações necessárias para o relatório.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Importante conter um breve resumo dos pontos suscitados no parecer, apresentando uma opinião clara, seja ela favorável ou não com a opinião do parecerista, direcionando o solicitante sobre o tema. E, por fim, concluir com a expressão: “É o parecer”, seguido do nome do profissional, cargo e assinatura.

Os relatórios sociais e laudos sociais são instrumentos de sistematização da prática do (a) assistente social, que contém o relato dos dados coletados, das intervenções realizadas e das informações adquiridas em uma determinada questão social.

Tipos de Relatórios

  • Relatórios Informativos.
  • Relatórios Circunstanciados.
  • Relatório de Visita Domiciliar.
  • Relatórios de Acompanhamento.
  • Relatórios de Inspeção.

Como fazer um relatório com visual moderno: dicas e ideias

  1. Torne seu relatório mais fácil de entender.
  2. Dê alguns spoilers sobre o que vai apresentar.
  3. Procure atrair... e não distrair.
  4. Destaque os números mais relevantes.
  5. Aposte na consistência visual.
  6. Crie um estilo marcante.

A visita domiciliar não possui caráter formal, assim, o usuário expõe com facilidade seus problemas e o assistente social pode intervir com mais eficácia, informando e orientando os caminhos que o usuário possa desconhecer para acessar os seus direitos.

§ único - O assistente social não deve excusar-se sem justa causa, de prestar aos órgãos de classe qualquer colaboração solicitada no âmbito profissional. Art. 32° - É dever de todo assistente social representar, junto aos órgãos de classe, sobre assunto de interesse profissional geral ou pessoal e do bem comum.

Relatório é narração ou exposição de atividade ou fato, discriminando-se todos seus aspectos e elementos. Parecer é o posicionamento técnico, com base factual ou legal, determinando ou apontando sugestão de ação. O Relatório é a fundamentação do Parecer.

Descreva o que foi feito, de maneira simples e direta. Foque em mostrar o que foi feito, quando, como; Conclusão: Pronto, agora que você já apresentou do que se trata, para que serve e o que foi feito, é só concluir. Nessa etapa você expõe os resultados alcançados com as atividades realizadas.

Relatório é um gênero textual utilizado por diversos profissionais em seu dia a dia e também por estudantes, para divulgar os resultados de um estudo ou uma pesquisa acadêmica em andamento, ou até mesmo para registrar participações em congressos, simpósios ou práticas de leituras e estudos.

Como elaborar um bom relatório-passo a passo

  1. Capa. A capa de um relatório segue as orientações de cada instituição. ...
  2. Introdução. Na introdução de um relatório é necessário apresentar um resumo claro dos objetivos da pesquisa e da metodologia que foi utilizada. ...
  3. Desenvolvimento. ...
  4. Conclusão/considerações finais. ...
  5. Bibliografia.

Existem 3 tipos de relatório:

  • Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
  • Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
  • Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.