O que colocar no objetivo do primeiro emprego?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

O objetivo profissional representa os interesses relacionados à carreira de um profissional. Ou seja, é o campo que tem informações relacionadas a sua área de atuação de interesse, o que você espera da vaga, como você pode contribuir para o crescimento da empresa.

Coloque a sua formação acadêmica em primeiro plano. Mencione também as suas principais características pessoais e objetivos profissionais. Inclua também os seus interesses pessoais caso eles demonstrem compatibilidade com a empresa.

Como fazer currículo: guia mostra como destacar o que é...

  1. Dados pessoais.
  2. Objetivo profissional.
  3. Resumo das qualificações.
  4. Experiência profissional.
  5. Realizações.
  6. Formação acadêmica e idiomas.
  7. Informações complementares.

Você pode utilizar tópicos como:

  • formação acadêmica;
  • principais experiências na sua área de atuação;
  • conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  • competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  • objetivos pessoais e profissionais.

Veja o que colocar no objetivo profissional:

  • Experiência e formação acadêmica.
  • Conquistas.
  • Habilidades e qualificações.
  • Objetivo profissional.
  • Como você vai beneficiar a empresa.

Comece demonstrando que você entende os objetivos da empresa, usando algumas palavras-chaves e frases do site e, então, leve para o lado pessoal. Diga: “Sou pessoalmente atraído(a) por essa missão porque…” ou “Eu realmente acredito nessa abordagem porque…” e compartilhe um ou dois exemplos pessoais.

Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

Cargo de interesse: Tenho facilidade para aprender e assimilar novos conceitos. Julgo-me uma pessoa aberta a novas mudanças culturais e profissionais, adaptando-me bem a elas, boa fluência verbal e escrita, tendo habilidade de organizar e administrar resultados.

Como participar
A inscrição do jovem pode ser feita na secretaria da escola em que ele estuda ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br. As empresas também devem se cadastrar no portal para ofertar vagas.

Coloque ao menos seu último grau de escolaridade no currículo, em uma seção chamada “educação” ou “formação acadêmica”. Por exemplo, se você cursou o ensino superior, não precisa colocar o colegial. Se você estudou até o colegial, não há necessidade de mencionar o ensino fundamental.

Como colocar no currículo experiência profissional não comprovada sem carteira de trabalho

  1. Coloque o nome da empresa;
  2. Indique o serviço prestado;
  3. Informe a data de conclusão;
  4. Forneça uma referência;
  5. Escreva 4 - 5 bullet points descrevendo o serviço prestado.

No seu currículo, você deve colocar uma lista com as suas 5 ou 6 habilidades profissionais mais relevantes. Liste as suas habilidades profissionais e as características pessoais também. Mencione 1 ou 2 habilidades também no seu resumo para currículo.

Normalmente, a última parte de um currículo é chamada “informações adicionais” ou “informações complementares”. Para finalizar seu currículo com esse método, crie uma seção com esse nome e liste as informações que são relevantes à vaga desejada, mas não entraram nas outras seções.

Tente incluir um tema, interesses ou conexões em comum como forma de iniciar a conversa, captar a atenção e aumentar as chances de retorno. Depois do primeiro contato e tendo uma resposta positiva, escolha um momento apropriado para detalhar seu interesse em uma recolocação ou vaga anunciada.

“Como falar sobre mim de forma criativa na entrevista de emprego”: 4 dicas fundamentais

  1. 1 – Destaque seus pontos fortes na sua descrição. ...
  2. 2 – Conte histórias interessantes da sua vida. ...
  3. 3 – Fale como pessoas queridas te descreveriam. ...
  4. 4 – Ligue habilidades com suas características pessoais.
  1. Defina o caminho que você vai percorrer. Como dissemos, os objetivos são uma espécie de guia para o trabalho. ...
  2. Não tenha muitos objetivos. Mantenha em mente que você deve ter apenas 1 objetivo geral. ...
  3. Delimite o seu estudo. Lembre-se que o seu objetivo é um guia. ...
  4. Parta de uma hipótese. ...
  5. Use os verbos corretos.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

A sua resposta deve ser focada no que você é mais forte e que mostre como você é a pessoa ideal para a vaga. Trace sua resposta pensando nos seus pontos fortes, fale sobre os cursos que fez e se já trabalhou na área antes. Essas informações são poderosas para o rumo da sua entrevista.