O que colocar no nível hierárquico do currículo?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Aqui, você deve selecionar as 3 principais áreas em que você atua ou as mais relacionadas à sua atuação. Não se esqueça de preencher o campo Nível Hierárquico, selecionando as opções de acordo com a sua formação ou com o cargo que exerce. Agora é a hora da sua pretensão salarial.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho. Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.

Estrutura hierárquica refere-se à cadeia de comando de uma empresa, normalmente da gerência sênior e executivos a funcionários em geral. Em outras palavras, essa estrutura se aplica a organizações com um único líder e um fluxo de subordinados abaixo delas.

A função do assistente também é dar assistência aos funcionários que pertencem à alta hierarquia empresarial. A empresa designa esse profissional para auxiliar assiduamente o seu superior em diversas situações como colaborar com informações, opiniões e serviços.

Significado de Hierárquico
adjetivo Relativo ou pertencente à hierarquia, à classificação que se baseia na relação entre superiores e dependentes: poder hierárquico.

O nível operacional é o nível hierárquico mais baixo – de base de pirâmide, mais que assim como os anteriores realizam papéis importantíssimos na rotina das organizações e, talvez, os que exigem mais atenção aos detalhes na hora da sua execução. Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc.

O superior hierárquico é aquele militar que ocupa posição mais elevada na hierarquia militar, como o Major em relação ao Tenente, nas instituições militares estaduais e no Exército; o tenente-brigadeiro em relação ao brigadeiro na Força Aérea Brasileira e o contra-almirante em relação ao capitão de fragata na Marinha.

Normalmente, uma empresa apresenta 3 níveis de hierarquia: estratégico (diretoria), tático (coordenadores e chefes de setores) e operacional (demais colaboradores).

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Estratégico. É o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.

São cinco níveis hierárquicos principais: Metrópoles, Capitais Regionais, Centros Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais.

Estrutura hierárquica
A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando.

I – de 1 a 5 empregados: 1 estagiário; II – de 6 a 10 empregados: até 2 estagiários; II – de 11 a 25 empregados: até 5 estagiários; IV – acima de 25 empregados: até 20% de estagiários.

Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Acompanhe aqui 5 dicas de como lidar com a hierarquia:

  1. 1 – Cordialidade não sai de moda. O respeito deve permear todas as relações no trabalho. ...
  2. 2 – Saber ouvir é uma arte. ...
  3. 3 – Confie na sua liderança. ...
  4. 4 – Diálogo franco. ...
  5. 5 – Dê ideias novas e emita suas opiniões.

1 organização, ordenação, ordem, estrutura, escala, jerarquia.

Um nível acima do júnior, o analista pleno já conta com certa maturidade profissional e experiência, seja dentro da empresa atual, seja provenientes de outras organizações onde trabalhou. Normalmente, ocupam cargos desse nível hierárquicos colaboradores que tenham entre 5 e 10 anos de atuação na área.

É o profissional, geralmente recém-formado ou que está terminando a faculdade, que foi aprovado no processo seletivo e vai passar pelo programa de treinamento de uma empresa. No geral, o programa dura um ano e, nesse tempo, os trainees passam por diversos setores empresariais.