O que colocar no fundo da gaiola do porquinho-da-índia?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A serragem para porquinho-da-índia é uma ótima opção de substrato para gaiola. É um tipo muito prático de ser usado e não oferece riscos aos seu pequeno roedor em qualquer fase da vida dele.

Devemos adicionar pelo menos 2 dedos de espessura do substrato ao fundo da gaiola. O substrato deverá ser renovado semanalmente, no entanto, se você quiser fazê-lo a cada 5 dias, melhorará a higiene do ambiente do seu porquinho. Você também pode retirar diariamente as fezes ou áreas muito manchadas.

Leve o tamanho da gaiola em consideração.
Diferentemente de outros animais similares, os porquinhos da índia precisam de espaço horizontal, não vertical. Eles precisam de um espaço amplo para se movimentar e se exercitar, mantendo-se saudáveis. Uma gaiola pequena demais pode entediar ou deprimir o bichinho.

A serragem para porquinho-da-índia é uma ótima opção de substrato para gaiola.

Leve a gaiola para uma área coberta, se possível.
Mesmo que você não possa levar os porquinhos-da-índia para dentro de casa, colocar a gaiola em uma área coberta os deixarão mais aquecidos. Além disso, eles ficarão protegidos dos predadores. Porém, o ambiente deve ter uma janela para receber luz natural.

Só o cheiro e o contato visual já são suficientes para deixar porquinho-da-índia estressado. Para quem tem diferentes tipos de animais de estimação em casa, uma dica é mantê-los em cômodos separados, evitando o contato visual constante entre eles.

Só use jornal se sua ave não alcançá-lo para picar. A tinta do jornal contém chumbo e pode intoxicar seu pequeno. Se o passarinho alcança, use papel sem coloração, sulfite (para gaiolas pequenas, já que não é barato) ou faça como eu, use papel Kraft ou Semi-Kraft.

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

Coloque os brinquedos, as tigelas de comida e água e o porquinho-da-índia de volta. É importante que a gaiola esteja completamente seca. Não se esqueça do bebedouro ou da tigela de comida. A limpeza geral deve ser feita semanalmente, mas, se a gaiola começar a feder antes disso, limpe-a imediatamente.

O especialista revela que os porquinhos-da-Índia dormem no escuro. "Quanto mais escuro e silencioso, mais confortável e seguro o animal vai se sentir e mais calmo mais ficar. Dessa forma, o sono vai ficar mais profundo e de ótima qualidade", diz.

Feito isso, alguns dos melhores alimentos para porquinho-da-índia são: abobrinha, abóbora, acelga, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, chuchu, couve, cenoura, escarola, espinafre, rúcula, repolho, pepino e tomate. Por outro lado, mantenha seu amigo longe de feijão, batata e alface.

Pode ser utilizado no interior do cercado do seu porquinho da Índia, não inala odor.

É uma ótima opção para ser usada nas gaiolas dos bichinhos, pois absorve bem a urina e ainda serve para os pets fazerem ninhos, com suas partículas.

Limpe a gaiola ao menos uma vez por semana.
Depois de lavar tudo com água e sabão, você também pode usar uma solução feita com vinagre branco e água (uma medida de vinagre para nove de água) para enxaguar a gaiola antes de secar o fundo.

Caso vá colocar um peitoral e uma guia no porquinho da Índia, ela deve estar relativamente frouxa, cabendo um ou dois dedos de sua mão entre o tecido e o corpinho do bicho. Usar uma peça muito apertada pode fazer mal à coluna do roedor, além de machucar a pele das axilas dele.

O animal também pode começar a morder as grades da gaiola e fazer tentativas de fuga ou buscar lugares para se esconder, pois um porquinho-da-índia estressado geralmente está sob constante sentimento de medo. Na natureza, esse roedor é uma presa, portanto, seu instinto é manter-se sempre alerta.

Gaiolas muito populosas, pequenas, sem tocas, sujas e sem estímulo também deixam o porquinho da índia estressado. Por isso garanta sempre um espaço amplo, limpo e seguro para descanso, além de brinquedos para o animal gastar energia.

O ideal não é criar porquinhos no quarto e sim em um comodo mais aberto e arejado, como a sala. Mas se não tiver jeito é só ter atenção que eles não ficam fedidos.

O seu porquinho-da-índia parece entediado, infeliz ou deprimido? Esses animais conseguem demonstrar sintomas bem parecidos com a depressão, que incluem inatividade e perda de apetite, quando não recebem os devidos cuidados e estímulos. Você tem que prestar bastante atenção ao seu pet!

Porquinhos da índia adoram ficar entocados em suas cavernas ou embrenhar-se pelos túneis. Você pode usar objetos simples como rolos de papelão e sacos de papel pequenos para deixar o seu bichinho feliz. Além disso, pode-se usar casinhas para roedores no estilo de iglus, que são feitas de plástico.